PPGSC-P PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA (PPGSC-P) INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA Telefone/Ramal: (71) 3283-7416

Banca de DEFESA: LORENA PASTOR RAMOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LORENA PASTOR RAMOS
DATA : 08/10/2020
HORA: 09:00
LOCAL: Remotamente
TÍTULO:

AVALIAÇÃO DE ACEITABILIDADE DO INSTRUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO DE EVENTOS ADVERSOS OBSTÉTRICOS EM UMA MATERNIDADE PÚBLICA EM SALVADOR.


PALAVRAS-CHAVES:

Eventos adversos, avaliação de aceitabilidade, assistência obstétrica, mortalidade materna.


PÁGINAS: 125
RESUMO:

De forma geral, calcula-se que cerca de 2% das pacientes obstétricas sofram algum evento adverso sério durante o parto, não obstante o número absoluto possa ser muito significativo, tendo em vista a quantidade de mulheres e crianças objetos desta assistência . Reis (2012) desenvolveu um instrumento específico para uso em serviços de obstetrícia denominado “Método Simplificado para Identificação de Eventos Adversos em Maternidades” (MSIEAM), baseado e adaptado do módulo “Perinatal Trigger Tool”, do Institute for Healthcare Improvement (IHI). Dada a importância do citado instrumento, o presente estudo visa avaliar a aceitabilidade do MSIEAM, assim como discutir a possível incorporação do método numa maternidade pública em Salvador.Trata-se de uma pesquisa de natureza avaliativa, utilizando abordagem qualitativa e quantitativa. Na primeira parte do trabalho foi elaborado e validado o instrumento para coleta de dados, o questionário de avaliação de aceitabilidade do MSIEAM, com a participação de um comitê de especialistas. Na segunda parte, a avaliação de aceitabilidade propriamente dita foi realizada numa maternidade escola em Salvador, com a aplicação do formulário do MSIEAM em uma amostra aleatória de 60 prontuários de partos ocorridos na instituição por 19 profissionais de saúde, integrantes de três comissões da instituição, totalizando a população-alvo do estudo. Na análise dos dados foi calculada distribuição das frequências absolutas, relativas, medidas de centralização e de dispersão dos resultados obtidos acerca das opiniões sobre o método. O programa SPSS Statistics 23.0 foi escolhido para análises estatísticas. A avaliação de aceitabilidade do MSIEAM foi satisfatória uma vez que quase 90% das respostas foram positivas aos itens componentes do questionário utilizado para esta avaliação. O percentual de aceitabilidade entre os profissionais da população do estudo alcançou quase 80%, com percentual de 90% de completude do formulário utilizado no MSIEAM. Concluise pertinente a implantação do método na maternidade de estudo, assim como o desenvolvimento de estudo piloto multicêntrico, incluindo outras instituições de assistência obstétrica e neonatal, onde existe possibilidade extrapolar a implantação do método dadas as similaridades de contexto. Sugere-se, entretanto, realizar uma etapa prévia de atualização e validação do formulário para coleta de dados no prontuário com um painel de especialistas. Identificar eventos adversos e implantar medidas que reduzam a morbimortalidade materna e neonatal deve nortear o planejamento de ações de segurança do paciente nas instituições de saúde destinadas a este cuidado.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2213758 - GISELIA SANTANA SOUZA
Interno - 1273026 - LENY ALVES BOMFIM TRAD
Externo ao Programa - 2058901 - KIONNA OLIVEIRA BERNARDES SANTOS
Externo à Instituição - LENICE GNOCCHI DA COSTA REIS - ENSP
Notícia cadastrada em: 05/10/2020 11:52
SIGAA | STI/SUPAC - - | Copyright © 2006-2024 - UFBA