PPGSC-P PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA (PPGSC-P) INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA Telefone/Ramal: (71) 3283-7416

Banca de DEFESA: CAROLINA SANTOS SILVA

DISCENTE : CAROLINA SANTOS SILVA
DATA : 03/09/2020
LOCAL: on line

AVALIAÇÃO PARTICIPATIVA DE PROJETOS TERAPÊUTICOS SINGULARES EM CENTROS DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL TIPO II:CONSTRUÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE INDICADORES

Avaliação de serviços; Avaliação participativa; Indicadores; Projetos Terapêuticos Singulares

A pesquisa tem como objetivo geral construir de maneira participativa junto aos profissionais indicadores para avaliação de PTS e específicos implementar os indicadores construídos; identificar pontos fortes e fragilidades na construção do PTS e contribuir na qualificação dos profissionais quanto à construção de projetos terapêuticos singulares e avaliação participativa. A elaboração de indicadores para avaliação de Projeto Terapêuticos Singulares (PTS) justifica-se pela carência de instrumentos na gestão do Sistema Único de Saúde que possibilitem uma avaliação sistemática desta tecnologia e da necessidade de se avaliar os Centros Atenção Psicossocial (CAPS) serviços substitutivos ao hospital psiquiátricos, amenizando as possibilidades destes produzirem práticas contraditórias ou incompatíveis aos pressupostos da reforma psiquiátrica. O referencial metodológico foi a pesquisa avaliativa participativa, abrangendo o caráter de intervenção, ancorado nos pressupostos da avaliação de quarta geração. Participaram da pesquisa representantes de 7 CAPS II do município de Salvador de diferentes categorias profissionais, compondo os grupos de interesse: trabalhadoras da assistência, gerentes, coordenadora técnica, apoiadoras institucionais em saúde mental e estudantes da Residência Multiprofissional em Saúde da Família – FESF/SUS. Entre os meses de setembro e dezembro de 2019 ofertou-se um curso de extensão formalizado junto ao Instituto de Psicologia da Universidade Federal da Bahia, como parte do processo de coleta de dados. Acrescido ao curso utilizou-se de Grupos de Apreciação Partilhada (GAP) e oficinas de consenso consolidando a coleta de dados. Para interpretação dos dados fez-se uso da teoria da narrativa e o círculo hermenêutico de Paul Ricoeur. Como produto da pesquisa obtivemos três produções técnicas: o próprio curso de extensão “Qualificação da assistência em CAPS tipo II a partir da avaliação de Projetos Terapêuticos Singulares”, o “Guia metodológico para aplicação dos indicadores de avaliação de PTS em CAPS II” e o “Impresso para Registro de Projeto Terapêutico Singular (PTS)”. Os resultados foram organizados três sessões. Na primeira apresentamos a realidade dos CAPS II narradas pelas participantes. Na segunda temos narrado o processo da construção dos 8 indicadores: “Formulação de projeto terapêutico singular”; “Casos de usuários por técnico de referência (TR) ou equipe de referência (ER)”; “PTS compartilhado com a Atenção Básica (AB)”; “PTS compartilhado com a rede intersetorial (exceto AB)”; “Discussão conjunta de PTS entre a equipe”; “Revisão sistemática de PTS pelo TR ou ER”; “PTS com tratamento unicamente medicamentoso” e “Investimento em ações de Educação Permanente”. Por último apresentamos os desafios na implementação de indicadores, com os dados obtidos durante a atividade de dispersão nos serviços. A experiência do curso de qualificação e o processo de elaboração participativa dos indicadores configurou a integração entre a experiência da sabedoria prática e o conhecimento teórico. Uma construção coletiva na qual acredita-se que dará sustentação para que haja desdobramentos no cotidiano dos serviços, gerando um efeito de intervenção 9 esperado por esta pesquisa. O desafio maior está em incluir o uso de indicadores e avaliação na relação com os processos de trabalho e não como meramente como saber técnico especializado utilizado pelo gestor. Isto torna-se mais difícil ainda quando estamos num campo onde não há a tradição do uso desta ferramenta.

Interno - 2703891 - LILIANA SANTOS
Externo à Instituição - ROSANA TERESA ONOCKO CAMPOS - UNICAMP