PPGSC-P PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA (PPGSC-P) INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA Telefone/Ramal: (71) 3283-7416

Banca de DEFESA: LEIDA FREIRE DE OLIVEIRA SILVA

DISCENTE : LEIDA FREIRE DE OLIVEIRA SILVA
DATA : 25/07/2019
LOCAL: Auditório ISC

PROTOCOLO DE CUIDADOS EM GASTROSTOMIA ENDOSCÓPICA
PERCUTÂNEA: UMA ABORDAGEM MULTIPROFISSIONAL
SALVADOR

Gastrostomia. Protocolos. Cuidado Multiprofissional

A gastrostomia endoscópica percutânea (GEP) é um método cirúrgico seguro para o fornecimento de alimentação enteral para pacientes com dificuldade na deglutição. O aumento do número de pessoas com ostomias tem trazido a necessidade de oferecer uma atenção integral a esses usuários e a seus familiares. Com o objetivo de fornecer orientações para os pacientes e/ou cuidadores e sistematizar as ações dos profissionais, esse estudo trata-se de um projeto de intervenção com o desenvolvimento de um protocolo de cuidados multiprofissionais em GEP no serviço de endoscopia do Hospital Universitário Professor Edgard Santos (HUPES). Para atingir esse objetivo foram desenvolvidos os seguintes passos metodológicos: O primeiro correspondeu à elaboração de uma versão preliminar do protocolo de cuidados multiprofissional e de um folder com orientações para domicílio, baseados em revisão de literatura com o objetivo de conhecer os cuidados e recomendações acerca do cuidado com a gastrostomia, segundo equipe multiprofissional com vistas à identificação de evidências científicas de boas práticas e as informações para cuidados em domicílio; O segundo passo consistiu na elaboração de uma estratégia de validação do protocolo a ser submetida posteriormente aos profissionais de saúde envolvidos com os cuidados ao paciente gastrostomizado do HUPES, para futura implementação no serviço. Espera-se que o protocolo elaborado possa contribuir para a melhoria da qualidade técnica do cuidado prestado ao usuário e seu acompanhante nos períodos pré, intra e pós-procedimento.
Palavras

Interno - 1678369 - ANA LUIZA QUEIROZ VILASBOAS