SITUAÇÃO ATUAL DO CENTRO DOCENTE ASSISTENCIAL DE
FONOAUDIOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA:
Um enfoque sobre os problemas
Fonoaudiologia; Serviços de integração docente-assistencial; Sistema único de
saúde; Análise situacional.
O estudo consiste em uma análise situacional do Centro Docente Assistencial de
Fonoaudiologia (CEDAF) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) no que tange ao seu
funcionamento e à articulação com a rede municipal de saúde de Salvador/BA. Trata-se de um
estudo de caso descritivo, cuja estratégia metodológica foi baseada no Enfoque por Problemas
na perspectiva do Planejamento Estratégico Situacional (PES) de Carlos Matus. A investigação
empregou como estratégia metodológica a análise documental, a observação participante,
entrevistas semiestruturadas e grupo focal com os atores institucionais. Os resultados
demonstraram problemas associados às quatro das cinco categorias de análise, quais sejam:
infraestrutura, financiamento, organização e gestão, o que remete a fragilidades no processo de
formação dos discentes e na integração da Instituição com a rede municipal de saúde. Dos vinte
problemas identificados, dez encontram-se dentro da capacidade de governo e dentro da
governabilidade dos atores institucionais, ou seja, são passíveis de intervenção pelos atores
institucionais. São eles: ausência de planejamento e programação de ações como prática de
gestão, fragilidades na articulação ensino-serviço, insuficiência de documentos normativos,
fragilidade na articulação do CEDAF com a rede municipal de saúde, modelo de gestão
inadequado, inadequação na porcentagem das metas qualitativas e quantitativas pactuadas entre
o CEDAF e a SMS, inadequação entre as metas quantitativas e a capacidade de resposta do
serviço, ausência de institucionalização de reuniões administrativas e técnicas, ausência de
reuniões para discussão de casos clínicos como parte do processo de trabalho das
fonoaudiólogas e desorganização dos processos de trabalho das secretárias. Conclui-se que o
CEDAF deve institucionalizar a prática do planejamento estratégico situacional para combater
a improvisação de ações e conseguir cumprir com eficácia suas duas importantes funções:
ensino e serviço.