PPGSC-P PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA (PPGSC-P) INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA Telefone/Ramal: (71) 3283-7416

Banca de DEFESA: ANA ISABELA RAMOS FEITOSA DE ASSIS

DISCENTE : ANA ISABELA RAMOS FEITOSA DE ASSIS
DATA : 16/04/2019
LOCAL: Instituto de Saúde Coletiva sala 01

OCUPAÇÃO E MORTALIDADE MATERNA NO BRASIL

Mortalidade materna. Ocupação. Saúde do Trabalhador.

Objetivo: Estimar a razão de mortalidade materna segundo a ocupação no Brasil.
Métodos: Trata-se de estudo de mortalidade realizado com dados nacionais do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) e do Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos (SINASC) no ano de 2015. Foram estimadas as Razões de Mortalidade Materna (RMM) de acordo com a ocupação materna registrada em declarações de óbito, utilizando a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), versão 2002.
Resultados: Foram encontrados 1.738 registros de óbitos maternos, correspondendo a uma RMM=57,6/100.000 nascidos vivos. A RMM variou entre as categorias ocupacionais, sendo maior entre as trabalhadoras dos serviços e da agropecuária, particularmente para as empregadas domésticas (RMM=123,2/100.000 nascidos vivos), seguidas pelas trabalhadoras agropecuárias em geral (MMR=88,3/100.000 nascidos vivos). A ocupação materna não foi informada em 17,0% dos casos do SIM e em 13,2% do SINASC, e registros inconsistentes foram encontrados, como “donas de casa”, o mais comum no SIM (35,5%) e no SINASC (39,1%).
Conclusões: A mortalidade materna difere de acordo com a ocupação, sugerindo uma contribuição do trabalho, o que requer pesquisas adicionais para identificar os fatores de risco ocupacionais. Fatores socioeconômicos estão intimamente relacionados à ocupação e sua combinação com exposições no trabalho e acesso a serviços de saúde precisa ser abordada.

Interno - 076.826.465-00 - VILMA SOUSA SANTANA - UFBA
Externo à Instituição - DAPHNE RATTNER