PPGSC-P PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA (PPGSC-P) INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA Telefone/Ramal: (71) 3283-7416

Banca de DEFESA: RAQUEL DE NAZARE NUNES E SOUZA

DISCENTE : RAQUEL DE NAZARE NUNES E SOUZA
DATA : 05/04/2024
LOCAL: https://us06web.zoom.us/j/87925916347?pwd=62kpI2x5F8dTCCaNARzrcvpW74qUbC.1

Influência do tratamento multiprofissional para a obesidade e a análise dos gastos com internações hospitalares atribuíveis à obesidade no SUS.

obesidade, DCNT, perda de peso, risco atribuível, gastos públicos

As doenças cardiovasculares, diabetes, neoplasias e obesidade respondem por 75% das causas de morte e adoecimento no mundo. As doenças crônicas não transmissíveis são uma carga importante para os sistemas de saúde, para a sociedade, para a economia das famílias e dos países. Em 2016, a prevalência da obesidade no Distrito Federal era de 15%, quando foi estabelecida a meta de 10% para 2022, em Plano de combate às DCNT. O presente estudo, em dois artigos, analisou a influência do tratamento multiprofissional nas variações antropométricas em pacientes do Centro Especializado em Diabetes, Obesidade e Hipertensão - CEDOH, no Distrito Federal; e estimou os gastos federais com internações hospitalares atribuíveis à obesidade no contexto do SUS, para os anos de 2018 e 2021. O primeiro estudo, de coorte retrospectivo, foi realizado com análise de dados em prontuário eletrônico de 371 indivíduos de ambos os sexos, idades entre 19 e 75 anos. A análise econômica, foi realizada por estimativa top-down dos gastos com internações no SUS, atribuíveis à obesidade e condições associadas; a partir dos riscos relativos das doenças associadas, e da prevalência de obesidade em 2018 e 2021. Entre os principais achados está a evasão 1,44 vezes maior entre homens, e indivíduos ≤29 anos, dos quais 72.2% abandonaram o acompanhamento. Em faixas etárias mais elevadas foi observado maior acúmulo de comorbidades associada e à permanência no tratamento. A prática de atividade física apresentou relação positiva para a permanência nos grupos, e entre os que não praticavam atividade física, 64,8% evadiram. Em 2018, a prevalência de obesidade em foi 44% maior que o previsto no Plano de combate às DCNT, em 2021, a prevalência foi 2,11 vezes maior. No segundo estudo, para as doenças selecionadas, observou-se que, em 2018, os gastos teriam sido 25% menores, e em 2021, poderia ter sido evitado 44,7% dos gastos com internação, caso a meta de prevalência de obesidade proposta no Plano tivesse alcançado. O tratamento multiprofissional alcançou resultados positivos, e é preciso melhorar a adesão aos grupos. Um planejamento adequado e ações preventivas para obesidade e complicações de DCNT é essencial para que os gastos com saúde pública não se tornem insustentáveis.

Externo à Instituição - EDUARDO AUGUSTO FERNANDES NILSON
Interno - 1323871 - MARCIO SANTOS DA NATIVIDADE