PPGSC-P PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA (PPGSC-P) INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA Telefone/Ramal: (71) 3283-7416

Banca de DEFESA: LUZIMARY VIEIRA PEREIRA

DISCENTE : LUZIMARY VIEIRA PEREIRA
DATA : 19/12/2023
LOCAL: Sala do aplicativo zoom

IMPLANTAÇÃO DA REDE CEGONHA: DESAFIOS PARA REDUÇÃO DA MORTALIDADE MATERNA NA BAHIA.

Mortalidade Materna. Rede Cegonha. Avaliação de Impacto em Saúde.

A taxa de mortalidade materna é um indicador de saúde pública utilizado em todo o mundo e no Brasil apresenta números preocupantes. Como forma de reduzi-la no país, foi instituído a Estratégia da Rede Cegonha em 24 de junho de 2011 através da Lei nº 1.459. A partir dessa data, os 417 municípios do estado da Bahia aderiram à implantação da Rede e implantaram o componente pré-natal. Apesar da importância dessa política,
poucos estudos avaliaram o impacto da implantação da Rede Cegonha no Brasil e, de modo mais específico, não foram encontrados estudos que avaliassem o impacto da implantação da Rede no estado da Bahia. O presente estudo teve como objetivo analisar os possíveis impactos da implantação da Rede Cegonha na redução da mortalidade materna no período de 2008 a 2019 no estado da Bahia. Foram utilizados os dados públicos disponibilizados pelo DATASUS dos 417 municípios do estado, calculando a RMM entre os períodos de tempo para cada macrorregião de saúde. O tratamento dos dados foi realizado em duas etapas: a primeira constitui na análise descritiva da RMM e das características sociodemográficas dos óbitos maternos por macrorregião de saúde. A segunda etapa consistiu no tratamento estatístico a partir da aplicação de duas técnicas para avaliação da tendência da RMM realizada a partir de dois programas distintos: o software R e o software Joinpoint Regression Program. Os resultados obtidos através da série histórica gerada pelo software R não se mostrou estatisticamente significante nas taxas de redução da mortalidade nos municípios do Estado da Bahia, enquanto que a análise joinpoint evidenciou tendência de redução da RMM no estado da Bahia, entretanto a maioria das macrorregiões tenderam a estabilidade da RMM durante o período analisado. Mesmo com tendência de redução através da análise joinpoint, permaneceu com altas taxas de mortalidade materna. Essa avaliação pode ter influência da não implantação de todos componentes da Rede Cegonha conforme preconizado pelo Ministério de Saúde ou pelo limite apresentado na série temporal selecionada. Com o decorrer do tempo, observou-se que apenas o componente pré-natal foi implantado nos municípios, sendo relevante a necessidade de implantação dos quatro componentes, visto que estão interligados e são fundamentais para alcançar a efetividade da política, isto é, a redução da mortalidade materna nos diferentes contextos regionais.

Presidente - 2778424 - CATHARINA LEITE MATOS SOARES
Externo à Instituição - RODRIGO VOLMIR REZENDE ANDERLE - Fiocruz-Ba