PPGSC-P PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA (PPGSC-P) INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA Telefone/Ramal: (71) 3283-7416

Banca de DEFESA: ANDREZZA BIROLO JOAQUIM

DISCENTE : ANDREZZA BIROLO JOAQUIM
DATA : 15/12/2023
LOCAL: Sala do aplicativo Zoom

ASSOCIAÇÃO DO REPASSE FEDERAL DE CUSTEIO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE SOBRE AS INTERNAÇÕES POR CONDIÇÕES SENSÍVEIS À APS NOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS NOS ANOS 2010 A 2019.

chave: Atenção Primária à Saúde (APS); Internações por Condições Sensíveis à APS (ICSAP); Repasse Federal

No presente estudo, buscou-se analisar a associação dos repasses federais de custeio na Atenção Primária (APS) para os municípios brasileiros, sobre as condições sensíveis à APS, no período de 2010-2019. Parte-se do pressuposto que um maior repasse de recursos de custeio para as ações em atenção primária, e consequentemente sua expansão afetariam a qualidade dos serviços de saúde. Para tanto, foi realizada uma contextualização da APS a partir de revisão de literatura, bem uma caracterização da APS e seu universo de abrangência, como número de equipes, repasses federais de custeio, gastos municipais em saúde, bem como as informações referentes as internações por ICSAP. A metodologia escolhida foi o modelo econométrico de dados em painel, tendo como variável dependente às ICSAP e como variável de interesse o repasse federal de custeio, adicionadas de variáveis de controle indicadas na literatura capazes de representar outros fatores que podem ter influência significativa nas oscilações dos indicadores de internações hospitalares. O resultado dos modelos estimados, indicam que todas as variáveis explicativas foram estatisticamente significantes, e com resultados esperados para os objetivos gerais e específicos que se pretendeu estudar, quanto a correlação dos repasses federais de custeio para APS sobre as ICSAP. O resultado encontrado sinaliza que o repasse federal de custeio afeta negativamente as ICSAP, em maior ou menor grau, de acordo com o porte populacional.

Presidente - ***.484.270-** - RODRIGO VOLMIR REZENDE ANDERLE - UFBA
Externo à Instituição - GRÉGORY DOS PASSOS CARVALHO - Fiocruz - RJ