Banca de DEFESA: CRISTIANE DA SILVA MARINHO

DISCENTE : CRISTIANE DA SILVA MARINHO
DATA : 14/11/2019
LOCAL: Instituto Multidisciplinar em Saúde - IMS-UFBA, Sala 401

Trabalho do Agente Comunitário de Saúde: análise multidimensional no contexto da Estratégia Saúde da Família

Agente Comunitário de Saúde, Estratégia Saúde da Família; Avaliação em Saúde; Avaliação de Desempenho Profissional; Sistema de Saúde.

A atuação do Agente Comunitário de Saúde (ACS) enquanto ator estratégico da Atenção Primária à Saúde ainda é permeada por uma série de indefinições que dificultam à caracterização e a organização do trabalho, bem como o estabelecimento do núcleo disciplinar específico da profissão. Diante disso, o objetivo geral desse estudo foi analisar o trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde na Estratégia Saúde da Família em relação às dimensões da supervisão/avaliação, práticas de trabalho e condições de trabalho. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa realizado no município de Vitória da Conquista, Bahia. As informações foram obtidas por meio de 03 grupos focais, 32 entrevistas semiestruturadas, observação-participante das atividades de supervisão e análise documental. Os participantes do estudo foram 41 ACS, 08 supervisores e 05 enfermeiros. A fase de campo ocorreu entre fevereiro e março de 2018. Para a análise dos dados e informações foi utilizada uma matriz analítica composta pelas dimensões supervisão do trabalho, práticas de trabalho e condições do trabalho do ACS e suas respectivas variáveis. Os resultados do estudo estão organizados em dois artigos científicos. No primeiro artigo, foram analisados os mecanismos de supervisão do trabalho ACS. Os resultados evidenciaram o predomínio da supervisão como controle e fiscalização do trabalho focado na perspectiva produtivista. Os mecanismos de avaliação exerceram forte influência na organização do trabalho. A supervisão também desempenha função de apoio contribuindo para o aprimoramento do trabalho, maior satisfação e respaldo social. Identificou-se ainda a perspectiva pedagógica da supervisão, todavia com atividades formativas pontuais, instrumentais e direcionada para o controle de agravos. No segundo artigo, foram analisados o desempenho do trabalho do ACS a partir das ações desenvolvidas, práticas de trabalho e condições de trabalho. Identificou-se que os ACS executam múltiplas tarefas, com diversos enfoques. A multiplicidade de atribuições mostrou dificultar a delimitação do escopo de práticas e o planejamento das atividades cotidianas. A crescente burocratização se associou a descaracterização e incompreensão do trabalho do agente. Constatou-se que a execução de atribuições burocráticas e assistenciais têm ganhado centralidade e comprometido o tempo destinado ao trabalho comunitário. Foi revelado que os agentes exercem as atividades em condições inadequadas de trabalho, com sobrecarga de pessoas sob sua responsabilidade e em áreas de grande vulnerabilidade social, potencializadas pelas relações de gênero. O trabalho do ACS se mostrou complexo frente ao elevado elenco de atribuições e as inadequadas condições estruturais e de apoio em que é exercido, o que dificulta o estabelecimento do objeto e a organização de trabalho.

Presidente - 1580064 - JOSE PATRICIO BISPO JUNIOR
Interno - 2765854 - NILIA MARIA DE BRITO LIMA PRADO