Banca de DEFESA: NATHÁLIA TEIXEIRA FONSECA

DISCENTE : NATHÁLIA TEIXEIRA FONSECA
DATA : 23/10/2019
LOCAL: Instituto Multidisciplinar em Saúde, Campus Anisio Teixeira, auditório de aulas

TEMPO SENTADO E FATORES ASSOCIADOS EM TRABALHADORES HOMENS DE UMA CIDADE DO INTERIOR DA BAHIA

Estilo de vida sedentário, trabalhador, sexo masculino, estudos epidemiológicos

Devido a mudanças organizacionais contínuas e introdução de novas tecnologias observa-se um aumento de atividades laborais sedentárias que contribuem para o desenvolvimento de Doenças Crônicas Não Transmissíveis entre trabalhadores. O trabalhador pode passar a maior parte da sua jornada de trabalho realizando tarefas na posição sentada, que estão relacionados a um aumento de morbidades e mortalidade por todas as causas. Foi realizado um estudo transversal, linha de base de um estudo longitudinal, com uma população de trabalhadores no período de agosto de 2017 a julho de 2018. O tempo sentado diário relatado foi o evento estudado, a medida foi obtida através de pergunta referente ao tempo total sentado presente no Questionário Internacional de Atividade Física – IPAQ, em sua versão curta. O tempo sentado foi categorizado em menor que 6 horas por dia sentado, considerado não sedentário e 6 horas ou mais por dia, sedentário. Variáveis sociodemográficas, relacionadas a hábitos e comportamentos e saúde e doença foram testadas como explicativas. Foram realizadas análises bivariadas e multivariadas, com estimativas de Razões de Prevalência (RP) e cálculo dos respectivos p-valor e intervalo de confiança por meio de regressão de Poisson com variância robusta. Todas as análises foram realizadas no Stata 14.2 e adotado 5% como nível de significância. A prevalência do tempo sentado foi de 24,22% (IC95%: 21,6 – 26,9). Mantiveram-se associados ao tempo sentado: escolaridade maior ou igual a 9 anos de estudos, renda maior ou igual a 3 salários mínimos, indivíduos que tiveram uma pior percepção em relação à qualidade de vida e trabalhadores classificados com sobrepeso e obesidade. Indivíduos com 30 anos ou mais e aqueles classificados como ativos fisicamente foram negativamente associados ao desfecho. Os resultados do presente estudo são importantes para a compreensão dos fatores relacionados ao tempo sentado entre trabalhadores do sexo masculino. Pesquisas como esta são relevantes para auxiliar no planejamento e ações, que podem reduzir todos os prejuízos causados pelo excesso de tempo sentado, como agravamentos e doenças, além dos custos aos serviços de saúde. Além disso, podem nortear, junto às empresas, quais condutas devem ser elaboradas, a fim de que os trabalhadores possam adotar hábitos mais saudáveis, evitando passar muito tempo sentado, seja em seu local de trabalho ou no seu tempo de lazer.

Externo à Instituição - AMANDA CRISTINA DE SOUZA ANDRADE - UFMT
Interno - 1739574 - MARCIO VASCONCELOS OLIVEIRA