TRANSFORMANDO QUESTÕES DO ENEM DE PROPORCIONALIDADE EM ATIVIDADES DE INVESTIGAÇÃO: UM EXPERIMENTO COM ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO
Atividades Investigativas; Proporcionalidade; Ensino de Matemática; ENEM.
Essa dissertação visa apresentar a elaboração e implementação de uma ferramenta pedagógica, um Produto Educacional, no qual questões do ENEM, que têm a proporcionalidade como base resolutiva, foram abertas em Atividades Investigativas. O referido produto pode ser aplicado não apenas em turmas do Ensino Médio, mas também nas séries finais do Ensino Fundamental, em razão de ser nessa etapa escolar que se aborda o tema proporcionalidade. O conteúdo e a abordagem de ensino inovadora escolhidos visam contribuir para aprimorar a compreensão dos alunos sobre questões do ENEM que podem ser resolvidas através da proporcionalidade, visto que a literatura relata dificuldades na interpretação de tais questões. Durante a implementação do Produto Educacional verificou-se que apesar do estranhamento inicial dos alunos com tarefas de teor investigativo, gradativamente eles aceitaram o convite, perceptível pelo aumento de interesse e engajamento para conclusão das atividades. Dessa forma, estabeleceu-se um ambiente de aprendizagem cooperativo, com o envolvimento de todos os atores envolvidos (alunos/alunos e alunos/professor), no qual o professor atuou como mediador e os discentes como protagonistas do processo educativo.