PPEQ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA (PPEQ) ESCOLA POLITÉCNICA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: OLIVIA BOMFIM DA SILVA

DISCENTE : OLIVIA BOMFIM DA SILVA
DATA : 26/02/2019
LOCAL: Sala de aula do PPEQ

Desenvolvimento de catalisadores de cobre suportado em carbono nanoestruturado para o abatimento de fenóis em
efluentes aquosos

SBA-15, zeólita Beta, zeólita Y, cobre e carbonos nanoestruturados

O estilo de vida atual gera elevados índices de resíduos aquosos, que contaminam o meio ambiente. O uso doméstico da água ou em atividades agrícolas e industriais, bem como outras alterações geológicas e ambientais, impactam consideravelmente a qualidade dos recursos hídricos, tornando a contaminação da água um assunto crítico em todo o mundo. As indústrias geram elevadas quantidades de efluentes aquosos que geralmente contêm elevados teores de poluentes orgânicos. Dentre eles, o fenol é o considerado um contaminante prioritário pela Agência de Proteção Ambiental, que pode prejudicar o meio ambiente. Com a necessidade de reduzir danos ao meio ambiente, um grande número de tecnologias têm sido propostas para remover contaminantes dos efluentes aquosos. Entre eles, os processos de oxidação avançada com peróxido de hidrogênio são tidos como os mais eficientes, permitindo a completa mineralização desses compostos. Visando a obter catalisadores eficientes e estáveis para a remoção do fenol em efluentes aquosos, foram preparados, neste trabalho, catalisadores baseados em cobre suportando em carbonos nanoestruturados. Os carbonos nanoestruturados foram obtidos por moldagem sequencial, usando a SBA-15, zeólita Y e zeólita Beta, como molde e a sacarose ou glicerol como precursores do carbono. As amostras foram caracterizadas por espectroscopia no infravermelho com transformada de Fourier, difração de raios X, medida da área superficial específica e porosidade, espectroscopia Raman, microscopia eletrônica de varredura e energia dispersiva de raios X. Os carbonos nanoestruturados provenientes da SBA-15, zeólita Y e zeólita beta, apresentaram elevadas áreas superficiais específicas às amostras sintetizadas com a sacarose (878, 588 e 820 m2/g) e sintetizadas com o glicerol (1106, 475 e 900 m2/g), respectivamente. Os sólidos oriundos da SBA-15 apresentaram isotermas do tipo IV com um laço de histerese do Tipo H4, típico de materiais mesoporosos. Os materiais oriundos da zeólita Y apresentaram isotermas do tipo I, típico de sólidos microporosos, com um laço de histerese, sugerindo a formação de mesoporos após a pirólise da sacarose. Observou-se a presença de grupos oxigenados tais como, fenólicos, carboxílicos, quinônicos e carbonílicos na superfície. Os catalisadores de cobre (10%) suportado nos carbonos obtidos levaram à remoção de 100% do fenol, após 2 h de reação, não havendo formação de compostos intermediários fenólicos, na maioria dos casos. Em todos os casos, os catalisadores apresentaram elevada atividade catalítica na remoção de fenol de efluentes aquosos, sendo o mais ativo e seletivo aquele obtido a partir da zeólita Y e glicerol.

Presidente - 159.575.865-87 - MARIA DO CARMO RANGEL SANTOS VARELA - UFBA
Externo ao Programa - 2362069 - RAILDO ALVES FIUZA JUNIOR