PPEQ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA (PPEQ) ESCOLA POLITÉCNICA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: BRUNA CAROLINE DE OLIVEIRA BARRAL

DISCENTE : BRUNA CAROLINE DE OLIVEIRA BARRAL
DATA : 08/02/2021
LOCAL: PPEQ

OBTENÇÃO DE CATALISADORES DE NÍQUEL E GÁLIO PARA A PRODUÇÃO DO ETENO

dióxido de carbono; óxido de nióbio; óxido de níquel; óxido de gálio; etano; eteno

A desidrogenação oxidativa do etano em presença de dióxido de carbono é uma via promissora para a obtenção do eteno, importante insumo industrial e precursor de uma vasta gama de produtos químicos, incluindo os polímeros. Este processo tem a vantagem de utilizar um gás do efeito estufa, além de proporcionar o aumento da seletividade e a diminuição da formação de óxidos de carbono (COx). Apesar das vantagens, ainda existe a demanda pela melhoria desse sistema no que se refere à atividade, rendimento e resistência ao depósito de coque nos catalisadores. Neste contexto, foram desenvolvidos catalisadores baseados em óxido de níquel e/ou óxido de gálio, suportados em óxido de nióbio. Foi avaliado o efeito da incorporação desses óxidos metálicos, em diferentes concentrações (Ni(Ga)/Nb= 0,1; 0,2 e 0,4), nas propriedades texturais e catalíticas do suporte de óxido de nióbio. As amostras foram preparadas por impregnação úmida e caracterizadas por difração de raios X, espectroscopia no infravermelho com transformada de Fourier, termogravimetria, medidas de área superficial específica, dessorção à temperatura programada de amônia e dessorção à temperatura programada de dióxido de carbono. Foram obtidos catalisadores estáveis até 1000 oC, formados por óxido de nióbio (Nb2O5), niobato de níquel (NiNb2O6) e óxido de níquel (NiO), independente da presença de gálio, além de catalisadores baseados apenas em óxido de gálio suportado em óxido de níquel. Não se detectou nenhum composto contendo gálio, o que foi associado à sua elevada dispersão. Foram produzidos sólidos não porosos com baixas áreas superficiais específicas, típicas de óxidos metálicos. A adição de níquel ao suporte não alterou esse parâmetro até à razão molar Ni/Nb = 0,4, enquanto o gálio promoveu o aumento gradativo das áreas superficiais específicas, com o teor desse metal. Os catalisadores contendo níquel e gálio apresentaram valores intermediários de áreas superficiais específicas, quando comparados aos sólidos contendo apenas um metal. Todos os catalisadores apresentaram sítios ácidos e/ou básicos, cuja força e quantidade variaram com o teor de níquel e/ou gálio. De modo geral, o gálio foi mais eficiente que o níquel em gerar sítios fortes, fracos e moderados. Quando presentes simultaneamente no sólido, favorecem a formação de sítios ácidos moderados e fortes. Em pequenas quantidades, o gálio foi mais eficiente que o níquel em formar sítios básicos, quando presentes isoladamente no sólido, mas quando juntos, esses metais criam maiores quantidades totais de sítios, que o níquel e menores que o gálio, sugerindo uma interação entre eles. Quando juntos no sólido, são formados predominantemente sítios fracos. Entretanto, quantidades mais elevadas de níquel e/ou gálio não afetam a basicidade do óxido de nióbio. Concluiuse que as propriedades ácido-base podem ser controladas pela natureza e teor dos metais.

Interno(a) - 2229111 - LUIZ ANTONIO MAGALHAES PONTES
Interno(a) - 159.575.865-87 - MARIA DO CARMO RANGEL SANTOS VARELA - UFBA