PPEQ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA (PPEQ) ESCOLA POLITÉCNICA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: ANGÉLICA AMARAL DE OLIVEIRA

DISCENTE : ANGÉLICA AMARAL DE OLIVEIRA
DATA : 04/02/2021
LOCAL: Defesa on-line

Estudo do craqueamento catalítico do 2-metiltiofeno sobre zeólita Beta mesoporosa

Zeólita beta mesoporosa; Craqueamento; 2-metiltiofeno; FCC

A crescente atenção dada à poluição ambiental em todo o mundo, motivou inúmeros países a criarem leis e regulamentos para restringir o teor de enxofre na gasolina. Atrelado a essas restrições, há o aumento da demanda pelo processamento de óleos mais pesados nas refinarias, os quais possuem altos teores de enxofre, e exigem uma maior severidade no seu processamento. A maior parte dos compostos sulfurados presentes na gasolina são provenientes da unidade de Craqueamento Catalítico Fluidizado (FCC), com aproximadamente 90% do total de enxofre presente na gasolina sendo oriundas desta unidade. Entre os principais contaminantes sulfurados presentes na faixa da gasolina estão o tiofeno, alquiltiofenos, benzotiofenos e dibenzotiofenos. A redução desses compostos a H2S é dificultada devido a estabilidade do anel aromático, em especial o 2-metiltiofeno que tende a isomerizar a 3-metiltiofeno. Assim, a busca por novos catalisadores que apresentem baixo custo e elevada seletividade para a redução de compostos sulfurados a H2S in situ no FCC vêm se intensificando. Neste contexto, o presente estudo avaliou como as mudanças nas propriedades ácidas e texturais resultantes da geração de mesoporosidade em zeólita Beta comercial afetam a atividade e o rendimento na formação de H2S. Para isso, foi utilizado uma corrente de n-hexano contendo 100 ppm de enxofre (2-metiltiofeno). Os testes reacionais foram realizados na temperatura de 500 oC, a pressão atmosférica e velocidade espacial de 0,83 s-1, condições estas próximas as da unidade de FCC. Os catalisadores avaliados foram obtidos a partir da dessilicação de uma zeólita Beta comercial (SAR 18) seguindo um planejamento experimental realizado com 3 variáveis (tempo, temperatura e concentração de NaOH). As modificações texturais, químicas e estruturais foram avaliadas a partir das técnicas de fisissorção de N2, FRX e DRX, respectivamente. A avaliação estatística realizada indicou que a variável significativa para a geração de mesoporosidade foi a concentração. Os catalisadores tratados com concentração de 0,3M de NaOH obtiveram os maiores volumes de mesoporos e de perda de cristalinidade. Todos os catalisadores dessilicados apresentaram aumento do número de sítios fortes de Brønsted e da formação de H2S. O rendimento máximo de H2S foi de aproximadamente 73%, enquanto a zeólita Beta precursora obteve 35%. O catalisador mais promissor para a formação de H2S foi o HB-at4, ao qual obteve formação a H2S de 80,65%, enquanto a zeólita precursora obteve 52,34%.

Externo(a) à Instituição - ANTONIO SOUZA DE ARAUJO - UFRN
Interno(a) - 2229111 - LUIZ ANTONIO MAGALHAES PONTES