PPEQ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA (PPEQ) ESCOLA POLITÉCNICA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: TIARI RAMOS REZENDE

DISCENTE : TIARI RAMOS REZENDE
DATA : 14/08/2020
LOCAL: Sala Virtual na Plataforma Microsoft Teams

Estudo do uso de nanofluidos em trocador de calor de placas através de fluidodinâmica computacional

Trocador de calor de placas, nanofluido, fluidodinâmica computacional, método dos volume finitos.

Este trabalho propõe obter informações do uso de nanofluidos como fluido refrigerante em trocador de calor de placas através do uso de uma ferramenta de CFD (Computational Fluid Dynamics), visto que há necessidade de estudos complementares sobre o desempenho térmico desses sistemas. Foi utilizado o software de CFD ANSYS Fluent que tem como estratégia de simulação o uso do método dos volumes finitos, com essa ferramenta foram feitas simulações 3D de um trocador de calor de placas operando com o nanofluido de Al2O3 em concentrações de 2%, 3% e 4% em volume de solução aquosa como fluido refrigerante e água pura como fluido quente. Foi também realizada a análise para diferentes vazões do fluido refrigerante, variando de 2 lpm a 5 lpm. Adicionalmente realizou-se o estudo com o ângulo de corrugação das placas em 30º e 60º. A validação foi feita obtendo-se boa aproximação, cerca de 90% de acurácia, em relação ao coeficiente de transferência de calor obtido experimentalmente no estudo anterior de Pandey e Nema (2012), do qual foi obtido os valores para construção da geometria e parâmetros de operação. O uso de nanofluido em concentrações maiores, até 4%, apresentou boa influência no desemprenho térmico que foi analisado no trocador de calor. Os ângulos de 30º e 60º presentes entre as placas também promoveram melhor desempenho do trocador de calor quando comparados com a geometria sem angulação. As variações de vazão do nanofluido devem levar em conta a queda de pressão adequada para o processo no qual é aplicado o trocador de calor, já que o aumento da vazão confere elevação significativa na queda de pressão.

Presidente - 1215117 - SAMUEL LUPORINI
Interno - 107.612.254-04 - LUIZ MARIO NELSON DE GOIS - UFBA