PPEQ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA (PPEQ) ESCOLA POLITÉCNICA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: GABRIELLE DAS VIRGENS FRAGA

DISCENTE : GABRIELLE DAS VIRGENS FRAGA
DATA : 07/05/2020
LOCAL: Webconferência

PERSPECTIVAS E DESAFIOS DA PRODUÇÃO DO ÁCIDO ITACÔNICO A PARTIR DE BIOMASSA

Ácido itacônico, molécula plataforma, biomassa, Aspergillus, mercado global do ácido itacônico.

A preocupação diante do cenário ambiental e as mudanças climáticas que o planeta vem sofrendo, torna-se constante a busca pelo desenvolvimento de produtos de cadeia industrial mais limpa e obtidos a partir de fontes renováveis. Nessa perspectiva, o Departamento de Energia dos Estados Unidos (US DOE) realizou um mapeamento, seguindo avaliações econômicas e tecnológicas, das moléculas denominadas plataformas, as quais doze apresentam um enorme cunho competitivo, podendo ser produzidas a partir do açúcar proveniente da biomassa. O ácido itacônico (AI) é uma molécula plataforma muito promissora devido à possibilidade de obter produtos como metacrilato de metila e látex sintético, com a perspectiva de que seu mercado global cresça a uma taxa média anual de 4,3% (CAGR) de 2019 a 2025, superior a US $ 125 milhões em vendas. A principal via tecnológica utilizada para obter o AI é a fermentação utilizando variações do fungo Aspergillus. Neste trabalho, foi realizado um levantamento das principais tecnologias envolvendo o processo de biossíntese do AI a partir de biomassa, baseado na avaliação de artigos científicos e patentes publicados, estabelecendo uma análise crítica a respeito destas tecnologias, bem como suas perspectivas de produção para os próximos anos. Os principais avanços estão relacionados à engenharia genética, já que Aspergillus terreus é mais tolerante as condições empregadas na síntese e otimização do processo. O principal substrato utilizado é a glicose (52%), seguida pelo glicerol (25%). Entre os resultados apresentados na pesquisa, a melhor produtividade ocorreu com U. maydis, com 220 g/L de AI, com rendimento de 0,33 g/g, utilizando glicose como fonte de carbono. Aliado a escolha do melhor microrganismo, os fatores fundamentais que devem ser observados para o aumento da produtividade de AI, consistem na morfologia do fungo empregado, pH e componentes médios presentes durante a etapa fermentativa, em virtude que a determinação das condições dessa etapa está interligada diretamente aos custos envolvidos durante o processo. Em suma, por mais que o AI seja uma molécula plataforma com grande potencial econômico, ainda é necessário otimizar o seu processo biotecnológico para que possa ser vantajosa a sua produção.

Presidente - 1649202 - LEONARDO SENA GOMES TEIXEIRA
Interno - 2229111 - LUIZ ANTONIO MAGALHAES PONTES