PPEQ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA (PPEQ) ESCOLA POLITÉCNICA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: DAVI NASCIMENTO FERREIRA

DISCENTE : DAVI NASCIMENTO FERREIRA
DATA : 06/05/2020
LOCAL: Defesa on-line

Análise da deposição de parafinas utilizando um modelo semi-empírico e a metodologia de superfície de resposta

Deposição de parafinas; Espessura de depósito; Raio efetivo; Garantia de escoamento; Modelagem.

A deposição de parafinas é um problema recorrente na indústria petrolífera e que tem ganhado cada vez mais relevância devido ao aumento da produção offshore em ambiente profundo. Portanto, vários estudos foram realizados com o objetivo de compreender melhor tal fenômeno, além de fornecer estimativas da camada de precipitado. Informações como estas podem ser úteis para apoiar a tomadas de decisão a respeito de intervenções em dutos e unidades de produção. No entanto, o estudo da deposição de parafinas é fortemente dependente da realização de experimentos, que geralmente são onerosos e podem tornar este tipo de análise inviável. Como alternativa às metodologias dependentes de experimentos, foi desenvolvido um modelo para estimar a espessura de camada de parafinas depositada. Com a combinação de uma equação empírica de solubilidade com um modelo térmico unidimensional em estado estacionário, foram estimadas espessuras de depósito com desvios abaixo de 3% para uma geometria cilíndrica. Os resultados obtidos para duto quadrático mostraram que o modelo não é capaz de representar o crescimento gradual do depósito ao longo do duto. Os dados obtidos possibilitaram o desenvolvimento de um modelo estatístico significativo, no qual a temperatura foi a variável mais determinante no processo, para as condições analisadas.

Presidente - 1701531 - LUIZ CARLOS LOBATO DOS SANTOS
Interno - 2195745 - GEORGE SIMONELLI