PPEQ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA (PPEQ) ESCOLA POLITÉCNICA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: WILTON DE JESUS DOS SANTOS

DISCENTE : WILTON DE JESUS DOS SANTOS
DATA : 06/09/2019
LOCAL: ESCOLA POLITÉCNICA

DESENVOLVIMENTO DE BLENDA COM MATRIZ DE POLIETILENO DE ALTA DENSIDADE E FÉCULA DE ARARUTA (Maranta arundinacea) NATIVA E MODIFICADA PELO PROCESSO DE ACETILAÇÃO

Acetilação, fécula de araruta, blenda PEAD

A araruta (Maranta arundinacea) apresenta-se como uma fonte alternativa de matéria prima para a confecção de materiais termoplásticos, essa planta possui alto teor de amido que pode ser obtido com elevada pureza. A aplicação do amido nativo de araruta como matéria-prima na produção de polímeros tem demonstrado resultados interessantes apesar de algumas limitações devido seu caráter hidrofílico. A alta afinidade pela água é uma das características dos amidos nativos que dificulta seu processamento e aplicações. Nestes contextos, o presente trabalho tem por objetivo a propor a modificação química do amido de araruta, através do processo de esterificação, para obtenção de um material parcialmente hidrofóbico e desenvolvimento de blendas poliméricas a partir do amido modificado e o polietileno de alta densidade (PEAD). Os amidos foram modificados a partir de diferentes temperaturas de processo: ATC- 40 (40°C), ACT- 50 (50°C), ACT- 60 (60°C), ACT- 70 (70°C) e ACT- 80 (80°C). Os amidos modificados foram caraterizados quanto ao grau de substituição, análises térmicas, FTIR, DRX, RVA e MEV. A partir das caracterizações pode-se perceber que a modificação de fato ocorreu, para as sínteses à temperatura 40°C, 50°C, 60°C, 70°C e 80°C os graus de substituição foram respectivamente 0,31, 0,39, 0,53, 1,27 e 1,36. Em seguida preparou-se as blendas a partir dos amidos acetilados e o PEAD pelo processo de extrusão para formação dos pellets e termo prensagem para a avaliação das propriedades mecânicas. As blendas obtidas foram caracterizadas quanto às propriedades térmicas, resistência à tração, deformação específica, módulo de elasticidade e MEV. Por meio das caracterizações mecânicas (ensaios de Resistência à Tração) verificou-se que além de maior rigidez, a blenda confeccionada a partir do amido esterificado de araruta e PEAD apresentou também valores de tensão e deformação específica superiores aos da formulação à base do amido nativo de araruta com o PEAD. Com base nas caracterizações morfológicas (MEV), foi possível verificar que a formulação com o amido modificado de araruta apresentou uma melhor adesão interfacial com a matriz de PEAD.

Interno - 1215117 - SAMUEL LUPORINI
Interno - 285218 - NADIA MAMEDE JOSE