PPEQ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA (PPEQ) ESCOLA POLITÉCNICA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: CRISTIANE SANTOS DE JESUS

DISCENTE : CRISTIANE SANTOS DE JESUS
DATA : 11/04/2019
LOCAL: Escola Politécnica - Engenharia Química

CULTIVO DE Spirulina sp. LEB-18 EM ESCALA PILOTO SOB CONDIÇÕES OUTDOOR PARA OBTENÇÃO DE BIOPRODUTOS DE ALTO VALOR AGREGADO

Cianobactérias, localização geográfica, substâncias poliméricas extracelulares, isolado proteico, polissacarídeos, filmes biocompósitos.

O objetivo do trabalho foi cultivar Spirulina sp. LEB-18 em escala piloto sob condições outdoor e condições climáticas do Nordeste, visando obter simultaneamente compostos intra e extracelulares de alto valor agregado a partir da biomassa microalgal, como substâncias poliméricas extracelulares e proteínas, bem como utilizar o isolado proteico para aplicação em filmes à base de amido. Utilizou-se a cianobactéria Spirulina sp. LEB18 isolada da Lagoa da Mangueira (Santa Vitória do Palmar/RS-BR), mantida e cultivada em meio Zarrouk. Inicialmente foi avaliado o efeito das diferentes localizações geográficas (Bahia e Rio Grande do Sul) no crescimento e qualidade da biomassa de Spirulina sp. LEB-18 cultivada em escala piloto sob condições outdoor. A segunda etapa consistiu no monitoramento da produção das substâncias polímericas extracelulares (EPS) durante o crescimento da biomassa de Spirulina, avaliação da produtividade e caracterização dos exopolímeros produzidos em escala piloto sob condições outdoor. A terceira etapa envolveu a obtenção do isolado proteico a partir da biomassa de Spirulina para incorporação em biocompósitos à base de amido de mandioca. A influência positiva da radiação solar e temperatura na produtividade da biomassa de Spirulina sp. LEB-18 cultivada no Nordeste foi diretamente relacionada a melhoria das propriedades nutricionais, resultante do aumento nos teores de proteína, ficocianina e ácido graxo poliinsaturado. A biomassa produzida apresentou alta estabilidade térmica e pode ser considerada como alimento seguro. O crescimento das culturas no Sul do Brasil ocorreu a taxas mais baixas devido às baixas temperaturas e intensidades luminosas, indicando robustez do micro-organismo em relação à esses parâmetros. A síntese de EPS pela Spirulina sp. LEB-18 em escala piloto ocorreu concomitantemente com o crescimento das microalgas, o qual foi aproximadamente 10 vezes maior que a produtividade de biomassa aos 30 dias de cultivo. O cultivo de Spirulina sp. LEB-18, nas condições vi testadas, permitiu a produção simultânea de heteropolímeros com uma fração de alta massa molecular (polissacarídeos) e outra fração de baixa massa molecular (proteínas). Além disso, devido ao comportamento pseudoplástico das soluções e alta estabilidade térmica, o EPS obtido pode ser amplamente aplicado em diversos setores industriais, determinando assim sua potencialidade tecnológica e mercadológica. Foram identificadas as frações proteicas da biomassa de Spirulina: albumina (34,43%), glutelina (12,54%), globulina (1,73%) e prolamina (0,45%). As proteínas da biomassa de Spirulina sp. LEB18 apresentaram mínima solubilidade (1,74%) a pH 3,0 e máxima solubilidade (89,48%) a pH 10,0, resultando em aumento na solubilidade de 98,05%. O processo de extração de proteínas da Spirulina sp. LEB-18 permitiu obter isolado proteico com aproximadamente 74% de proteínas com elevada estabilidade térmica, facilitando a processabilidade e favorecendo sua aplicação em filmes biocompósitos obtidos por casting. Com o aumento da concentração de isolado proteico na matriz do biocompósito, os filmes apresentaram aspecto mais grosseiro e heterogêneo, a coloração tornou-se mais escura melhorando a capacidade de proteger o conteúdo da embalagem da luz e melhorar a qualidade dos alimentos embalados. Não foram observadas alterações significativas na tensão máxima, elasticidade e alongamento na ruptura entre filmes de amido e biocompósitos obtidos, no entanto, os filmes biocompósitos obtidos, podem ser alternativas adequadas de filmes para produtos alimentícios sensíveis a umidade, devido a menor permeabilidade ao vapor de água quando comparados ao filme controle.

Interno - 1350842 - JANICE IZABEL DRUZIAN
Externo à Instituição - ICARO THIAGO ANDRADE MOREIRA - UNIFACS