PPEQ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA (PPEQ) ESCOLA POLITÉCNICA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: ÍCARO DOS SANTOS BOMFIM

DISCENTE : ÍCARO DOS SANTOS BOMFIM
DATA : 04/03/2024
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/sala/luiz-antonio-magalhaes-pontes

INVESTIGAÇÃO DA REDUÇÃO DA CRISTALINIDADE DA CELULOSE SOB A INFLUÊNCIA DE DIFERENTES MISTURAS EUTÉTICAS

celulose, biomassa, cristalinidade, misturas eutéticas, bagaço de cana-de-acúcar.

A celulose, considerada uma matéria-prima biodegradável praticamente inesgotável, tem sido alvo de diversos estudos, de modo a encontrar aplicações alternativas a matérias-primas convencionais. A sua derivatização à escala industrial ocorre majoritariamente de modo heterogêneo, o que dificulta o controle da reação. Esta limitação pode ser suprimida utilizando condições homogêneas. No entanto, a redução da cristalinidade da celulose não é um processo trivial, devido à sua estrutura supramolecular que impede a realização do processo em solventes convencionais. Neste trabalho foi estudado a redução da cristalinidade da celulose comercial e do bagaço de cana-de-açúcar, em diferentes tipos de misturas eutéticas: ácido lático/cloreto de trimetilamônio; ácido lático/glicina; glicerol/carbonato de potássio e glicerol/betaína, em um tempo de 2 a 4 horas com temperatura de 80 ºC e razões molares de 5:1 e 10:1. As celuloses submetidas ao procedimento foram analisadas por técnicas de espectroscopia de infravermelho (FTIR), Difração de Raios-X (DRX), microscopia eletrônica em varredura (MEV) e análise termogravimétrica (TG). As misturas eutéticas desenvolvidas em laboratório para o aumento da fase amorfa da celulose tiveram um resultado satisfatório no processo. Na celulose comercial com a mistura Ácido lático/Glicina obteve uma um aumento de 19,71% e a mistura Glicerol/Betaína 18,85%, um resultado superior em relação as misturas de comparação. Na celulose do bagaço de cana-de-açúcar a amorficidade em Ácido lático/Glicina aumentou em 19,23% e na mistura Glicerol/Betaína foi de 17,85%, também superior em relação as outras misturas já trabalhadas anteriormente. As misturas desenvolvidas em laboratório para elevar a fase amorfa das celuloses obtiveram um bom resultado em relação ao Índice de Cristalinidade (IC) da celulose, porém a mistura Ácido lático/Glicina, obteve um menor índice (5,6%) para a celulose comercial e (2,2%) para a celulose do bagaço de cana-de-açúcar, quando comparada com as celuloses não submetidas e submetidas a interação com Ácido lático/Cloreto de trimetilamônio.

Presidente - ***.919.627-** - LEILA MARIA AGUILERA CAMPOS - UFBA
Interno - ***.804.684-** - KLEBERSON RICARDO DE OLIVEIRA PEREIRA - UFBA