PPEQ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA (PPEQ) ESCOLA POLITÉCNICA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: MIWA KITYWANA SILVA YOSHIDA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MIWA KITYWANA SILVA YOSHIDA
DATA : 29/02/2024
HORA: 13:30
LOCAL: Salvador/BA
TÍTULO:

Recobrimento de material celulosico com biofilme de fécula de araruta: uma opção de embalagem ativa para alimento sem glútem.


PALAVRAS-CHAVES:

Araruta. Bicarbonato de Sódio. Biofilme. Cera de Abelha. Embalagem Ativa. Glicerina. Óleo essencial de Cravo. Papel Kraft. Vida de prateleira.


PÁGINAS: 277
RESUMO:

Este trabalho objetiva verificar a influência do recobrimento biopolimérico de fécula de araruta, plastificado com glicerina, enriquecido com cera de abelha, óleo essencial de cravo e bicarbonato de sódio sobre as propriedades do papel kraft. A araruta tem rizomas com alto teor de fécula, produção de baixo custo e nenhuma restrição alimentar. A cera de abelha tende a melhorar as propriedades do material celulósico formando barreiras eficazes à umidade; a glicerina melhora as propriedades mecânicas; o eugenol, principal constituinte do óleo de cravo, tem grande capacidade antimicrobiana e o bicarbonato de sódio apresenta a característica de melhora as propriedades mecânicas das fibras. Para alcançar esse objetivo foram realizados ensaios de análise subjetiva, sensorial, teste de embalagem, propriedades específicas, de barreira, mecânicas, antimicrobianas, análise de microscopia eletrônica de varredura, espectroscopia de absorção na região do infravermelho com transformada de Fourier e análise de degradação. O planejamento experimental 24 e a análise dos dados foram realizados no Minitab Statistical Software, com nível de confiança, Z*, de 95%.  No teste de embalagem, a perda de massa dos frutos embalados no MR foi 3,7% (tomates-cerejas) e 65,5% (bananas-pratas) menor que a perda de massa dos frutos embalados no papel kraft sem recobrimento. A pesquisa sensorial indicou que o produto embalado no material recoberto preserva seu odor, textura e sabor; o material recoberto apresentou aumento de espessura em mais de 134%; aumento da densidade em mais de 122%; aumento da gramatura em mais de 196%;  aumento do teor de umidade em massa úmida em mais de 570% e em massa seca em mais de 517%; aumento de solubilidade em 220% e inchamento de 429%; diminuição em 24,6% do teor de massa seca; diminuição da taxa de permeabilidade ao vapor de água em mais de 34% e formação de barreira impermeável a óleos e gorduras; os ensaios mecânicos mostraram aumenta da resistência à tração, diminuição do módulo elástico e aumento da deformação/alongamento; 100% das amostras apresentaram propriedades antimicrobiana para fungos e leveduras; para Salmonella 60% das amostras são moderadamente sensíveis; 20% são sensíveis e 20% são resistentes; para E. coli, 20% é moderadamente sensível e 80% é resistente; a análise de degradação em solo mostrou que o material recoberto degrada totalmente após 60 dias. Conclui-se, portanto, que o papel kraft revestido com biofilme de fécula de araruta, glicerina, cera de abelha e óleo essencial de cravo apresenta potencial para produção de embalagens primárias e ativas.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - ***.612.254-** - LUIZ MARIO NELSON DE GOIS - UFBA
Interno - ***.762.215-** - LUCAS GUIMARÃES CARDOSO - UFBA
Interna - ***.919.627-** - LEILA MARIA AGUILERA CAMPOS - UFBA
Externo ao Programa - 1215117 - SAMUEL LUPORINI - UFBAExterna à Instituição - SIRLENE BARBOSA LIMA - UNEB
Externa à Instituição - LUCIENE SANTOS DE CARVALHO - UFRN
Notícia cadastrada em: 15/02/2024 11:23
SIGAA | STI/SUPAC - - | Copyright © 2006-2024 - UFBA