PPEQ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA (PPEQ) ESCOLA POLITÉCNICA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: CARINE PEREIRA DA SILVA

DISCENTE : CARINE PEREIRA DA SILVA
DATA : 13/12/2023
LOCAL: Auditório Leopoldo Amaral

Síntese e caracterização de nanopartículas de óxidos de ferro e sua mistura com resíduos da cana-de-açúcar (bagaço e palha) para emprego nos processos de adsorção e fotocatálise heterogênea

Nanopartículas de óxidos de ferro; compósitos; bagaço e palha; aquecimento assistido por micro-ondas; adsorção; fotocatálise heterogênea.

Este trabalho tem como objetivo a obtenção de nanopartículas de óxidos de ferro e compósitos óxido de ferro/material carbonáceo, oriundo do bagaço e palha de canade açúcar, a partir da síntese de aquecimento assistido por micro-ondas para emprego em adsorção e fotocatálise heterogênea. O estudo é justificado considerando que são requeridas investigações de novas rotas de síntese para obtenção desses materiais, em escala nanométrica, ou aperfeiçoamento daquelas já existentes, para adequar aos requisitos de processos ambientalmente amigáveis. Outro aspecto relevante é agregar valor a um resíduo da agroindústria que seria descartado. As nanopartículas de hematita (a-Fe2O3) foram obtidas a partir do aquecimento do nitrato de ferro (NF) assistido por micro-ondas, sendo amorfa a 200 e 3000C e cristalina de estrutura romboédrica a 400 e 5000C. A estrutura foi confirmada por Difração de Raios X (DRX) e complementada por Espectroscopia no Infravermelho com Transformada de Fourier (FTIR). As propriedades morfológicas foram determinadas por Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV) e Microscopia Eletrônica de Transmissão (MET), confirmando a obtenção de nanopartículas com tamanhos médios predominando em torno de 50 nm. Por Espectroscopia de Reflectância Difusa Ultravioleta/Visível (ERD) determinou-se o band gap e as amostras apresentaram valores de 1,87 eV e 2,01 eV. O desempenho fotocatalítico dos materiais foi avaliado utilizando soluções dos corantes azul de metileno, alaranjado de metila e cristal de violeta obtendo elevada porcentagem de descoloração, sendo de um modo geral, as amostras OFM200 e OFM300 as mais promissoras com resultados superiores a 87%, chegando a 98% (OFM200, 90 min). As referidas amostras apresentaram os maiores valores de Área Superficial BET e menores Pontos de Carga Zero (pHpcz). Os compósitos óxidos de ferro/material carbonáceo apresentaram as fases maghemita e/ou magnetita, sendo DRX uma técnica limitada para diferenciação. Os testes de adsorção do azul de metileno mostraram que os materiais são adsorventes eficientes sendo encontrados percentuais na faixa de 71% a 90% na concentração de 6 mg L-1, sendo o compósito OFM200-BC-M200 o mais eficiente. Os resultados obtidos mostraram que as amostras sintetizadas podem ser tanto bons adsorventes, quanto fotocatalisadores eficientes para emprego no tratamento de águas residuais contaminadas por corantes, empregando adsorção ou fotocatálise heterogênea.

Externa à Instituição - ALEXILDA OLIVEIRA DE SOUZA - UESB
Externo à Instituição - ANDRE ROSA MARTINS - IFBA