PPEQ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA (PPEQ) ESCOLA POLITÉCNICA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: LARISSA SOARES LIMA

DISCENTE : LARISSA SOARES LIMA
DATA : 11/09/2023
LOCAL: Virtual

OBTENÇÃO DE CATALISADORES DE NÍQUEL E CÉRIO PARA A DESIDROGENAÇÃO DO ETANO COM DIÓXIDO DE CARBONO

Etileno, Desidrogenação oxidativa, Etano, Óxido de Níquel, Óxido de Cério

Nos últimos anos, a crescente demanda por olefinas leves, como o eteno e o propeno, estimulou o desenvolvimento de pesquisas focadas na obtenção de novas rotas de processo. O craqueamento a vapor é a principal via comercial, mas ocorre em temperaturas elevadas, tornando esse processo aquele de maior consumo energético da indústria química. Dessa forma, as rotas alternativas, como a desidrogenaçãooxidativa catalítica do etano com dióxido de carbono, vem despertando o interesse mundial em razão das suas vantagens econômicas e ambientais. Essa reação é favorecida termodinamicamente em temperaturas mais baixas quando comparada à rota tradicional. No entanto, a chave para sua execução de forma lucrativa está relacionada com o desenvolvimento de um catalisador eficaz, ativo e seletivo ao produto principal.Sendo assim, o presente trabalho propõe a síntese, caracterização e avaliação de catalisadores baseados em óxidos de níquel e cério, com diferentes razões molares, preparados através do método sol-gel. As amostras foram caracterizadas por espectroscopia no infravermelho com transformada de Fourier, difração de raios X, medida de área superficial específica, espectroscopia Raman, termogravimetria, redução à temperatura programada, dessorção de amônia à temperatura programada e avaliados na desidrogenação do etano com dióxido de carbono. Os catalisadores apresentaram elevadas áreas superficiais específicas quando comparados materiais similares descritos na literatura. A fase cúbica do óxido de cério e a fase cúbica do óxido de níquel foram identificadas em todas as amostras. Através dos Espectros Raman, foi verificado o modo vibracional (F2g) da estrutura fluorita cúbica do óxido de cério, embora tais bandas possam também estar associadas ao óxido de níquel, corroborando com os dados de DRX, sugerindo que não houve formação de uma solução sólida entre os óxidos, e que o óxido de níquel se encontra como fase segregada. A adição do óxido de níquel nos catalisadores proporcionou o aumento do consumo de hidrogênio e consequentemente, o aumento da velocidade de redução em baixas e elevadas temperaturas, viabilizando a redução do óxido de cério em temperaturas mais baixas, enquanto a amostra com maior teor de níquel apresentou maior redutibilidade de espécies de níquel localizadas no bulk do sólido. Os catalisadores exibiram uma maior quantidade de sítios ácidos fracos e médios, e conforme o teor de níquel aumenta, a acidez de Lewis dos catalisadores tende a diminuir. A presença do óxido de cério aumentou a quantidade de sítios de superfícies insaturadas, agindo como ácidos de Lewis fracos, facilitando a dessorçãodo eteno na ODHE, sendo benéfico para o aumento da seletividade ao eteno. A amostra NC2 foi avaliadacataliticamente na desidrogenação do etano com CO2 apresentando seletividade igual a 60%, e valores de conversão e rendimento iguais a 7,5% e 4,5%, respectivamente. De acordo com as observações deste trabalho, os catalisadores mássicos baseados em óxidos de níquel e cério mostram-se promissores para uma futura aplicação na reação de desidrogenação oxidativa catalítica do etano.

Presidente - ***.575.865-** - MARIA DO CARMO RANGEL SANTOS VARELA - UFBA
Interno - 2246900 - CARLOS AUGUSTO DE MORAES PIRES