PPEQ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA (PPEQ) ESCOLA POLITÉCNICA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: JULIO VIANA MACHADO

DISCENTE : JULIO VIANA MACHADO
DATA : 05/09/2023
LOCAL: Defesa on-line

ANÁLISE DO MERCADO E TECNOLOGIAS PARA PRODUÇÃO DE ÁCIDO GLUCÔNICO E ÁCIDO GLUCÁRICO VIA CATÁLISE HETEROGÊNEA

oxidação de glicose, ácido glucárico, ácido glucônico, catalisadores, mercado

O mercado do ácido glucárico pode atingir o patamar de US$ 1,41 bilhões em 2028 devido à versatilidade de suas aplicações nas indústrias de alimentos, cuidados pessoais e fármacos, entre outras.  É obtido diretamente da glicose ou a partir do ácido glucônico, sobre catalisadores heterogêneos. O ácido glucônico tem mercado com patamar estimado em US$ 1,9 bilhões em 2028 e é utilizado como aditivo na indústria de alimentos, regulando a acidez e na indústria de produtos de limpeza. Neste trabalho, foi realizado um estudo do potencial do mercado dos ácidos glucônico e glucárico, uma avaliação crítica dos catalisadores heterogêneos, tecnologias e condições de operação de processo, tendo como matéria prima a partir da glicose. Foi avaliada a oxidação da glicose em uma única etapa reacional (one-pot) ao ácido glucárico e a oxidação parcial em duas etapas, obtendo na primeira etapa o ácido glucônico. Verificou-se que o ácido glucônico pode ser facilmente obtido empregando catalisadores contendo Au como fase ativa, suportados em materiais de carbono ou óxidos diversos atingindo rendimentos próximos a 100%, em meio fortemente básico (pH ≥ 9), e em condições brandas de temperatura e pressão. A reação one-pot da glicose ao ácido glucárico ocorre sobre catalisadores contendo Pt sobre diversos suportes, em pH levemente básico (pH = 7,2), elevadas pressões parciais de oxigênio (PO2 ≥ 10 bar) e temperaturas entre 353 e 373K, com rendimentos de até 82%, com formação de outros ácidos de menor valor agregado.  Sugere-se que o processo de produção do ácido glucárico possa ter maior rendimento e economicidade caso se utilize dois reatores em série, com a oxidação parcial da glicose ao ácido glucônico no primeiro reator e a reação de obtenção do ácido glucárico no segundo reator.

Interna - 1817608 - ROSANGELA REGIA LIMA VIDAL
Interno - 2229111 - LUIZ ANTONIO MAGALHAES PONTES
Externa ao Programa - 1941292 - MARIA LUIZA ANDRADE DA SILVA - UFBAExterno ao Programa - 1322475 - CAIO LUIS SANTOS SILVA - UFBAExterno à Instituição - Antônio José Gonçalves da Cruz - UFSCAR
Externo à Instituição - JOSE GERALDO DE ANDRADE PACHECO FILHO - UFPE