PPEQ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA (PPEQ) ESCOLA POLITÉCNICA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: GUILHERME JOÃO MUSSE NETO

DISCENTE : GUILHERME JOÃO MUSSE NETO
DATA : 24/01/2023
LOCAL: Defesa on-line

Análise do ciclo de vida de acrilonitrila produzida a partir de glicerol.

ACV, Acrilonitrila, Análise de Processo de Produção, Sustentabilidade.

Musse Neto, G. J. Análise do ciclo de vida de acrilonitrila produzida a partir de glicerol. Dissertação (trabalho de conclusão de mestrado) - Escola Politécnica, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2023.

A acrilonitrila é um monômero negociado como commodity no mercado global e com aplicações em diversos setores industriais, produzido a partir da amoxidação do propeno.  Novas alternativas tecnológicas vêm sendo estudadas para minimizar os potenciais impactos do processo ao meio ambiente, reduzindo a utilização de derivados do petróleo através de matérias-primas renováveis e eco-friendly. Este trabalho propõe a aplicação da  análise de ciclo de vida em uma planta de acrilonitrila que utiliza glicerol como matéria-prima alternativa, visando avaliar os impactos ambientais gerados comparativamente a processo petroquímico comercial. O uso do glicerol, coproduto da produção de biodiesel, é avaliado com informações de bancos de dados estratégicos e documentos publicados, considerando sua origem no processo de produção de biodiesel de soja e óleos residuais com foco no estado do Mato Grosso. Os resultados mostram que as rotas de produção a partir do glicerol oriundo das rotas de biodiesel de soja e de óleos residuais apresentam emissões de GEE superiores ao processo SOHIO (acréscimo entre 6,84% e 276% kg CO2-eq por kg acrilonitrila produzida a depender da rota). As categorias de consumo de água e escassez de recursos naturais mostram resultados favoráveis para a utilização da acrilonitrila. Os processos a partir da rota da soja e rota de óleos residuais economizam 2 litros e 5,9 litros de água por kg de acrilonitrila produzida, respectivamente. Por fim, a escassez de combustíveis fósseis pode reduzir 45,32% através da rota da soja e 35,52% para a rota de óleos vegetais residuais.

Interno - 2229111 - LUIZ ANTONIO MAGALHAES PONTES
Interna - ***.919.627-** - LEILA MARIA AGUILERA CAMPOS - UFBA