Banca de DEFESA: RAUL MARCOS MARQUES COSTA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RAUL MARCOS MARQUES COSTA
DATA : 28/11/2019
HORA: 14:30
LOCAL: Sala de reuniões do Departamento de Construção e Estrutura - EPUFBA
TÍTULO:

ESTUDO TEÓRICO DO DIMENSIONAMENTO DO REFORÇO DE ALMAS DE PONTES CELULARES EM CONCRETO UTILIZANDO POLÍMERO REFORÇADO COM FIBRA DE CARBONO: ESTUDO DE CASO DO VIADUTO AV. JOSEPH WAGNER (BR-101/BA)ESTUDO TEÓRICO DO DIMENSIONAMENTO DO REFORÇO DE ALMAS DE PONTES CELULARES EM CONCRETO UTILIZANDO POLÍMERO REFORÇADO COM FIBRA DE CARBONO: ESTUDO DE CASO DO VIADUTO AV. JOSEPH WAGNER (BR-101/BA)


PALAVRAS-CHAVES:

Pontes. Viadutos. Concreto. Fibra carbono. Viga caixão.


PÁGINAS: 255
RESUMO:

Neste trabalho, tem-se o estudo do reforço das almas de pontes em viga caixão em concreto protendido, utilizando-se polímero reforçado com fibra de carbono (PRFC). O trabalho tem por objetivo propor critérios analíticos para o reforço das almas de pontes caixão em concreto protendido, utilizando-se PRFC. Os critérios analíticos foram desenvolvidos tomando como referência as normas internacionais ACI 440 (2017) e CEB-FIP, Bullentin 14 (2001), adaptadas às prescrições da norma brasileira NBR 6118 (2014) e ao dimensionamento de vigas celulares. Para isto, realiza-se o estudo de caso do Viaduto Joseph Wagner, projetado em viga caixão e utilizando o trem-tipo TB-360 da norma brasileira NB-6 (1960), necessitando ser adequado ao trem-tipo TB-450 da atual norma de cargas móveis, a NBR 7188 (2013). Para este estudo de caso, foi disponibilizado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), o projeto de reabilitação do viaduto, que contém informações importantes relacionados a geometria, propriedades dos materiais e área de aço de algumas seções da viga. Para análise do aumento das solicitações, o viaduto foi modelado em elementos finitos, utilizando-se os trens-tipo TB-360 e TB-450. A partir dos resultados, verificou-se a necessidade de reforço à força cortante, torção e flexão transversal das almas. Para a seção que necessitou de reforço, ou seja, que não atendou aos critérios de segurança estabelecidos pela NBR 6118 (2014), foi dimensionado o reforço com PRFC, utilizando-se os critérios analíticos propostos no trabalho. Os critérios desenvolvidos apresentaram resultados satisfatórios, e indicaram pontos importantes que devem ser levados em conta nos projetos de reabilitação de pontes e nos projetos de reforço (longitudinal e transversal) de vigas de concreto, utilizando-se PRFC. No final do trabalho são abordadas recomendações e sugestões relacionadas ao dimensionamento, projeto e as adaptações dos critérios normativos internacionais com as normas brasileiras.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1675606 - ALEX ALVES BANDEIRA
Interno - 2181909 - MONICA CRISTINA CARDOSO DA GUARDA
Interno - 2199195 - TATIANA BITTENCOURT DUMET
Externo à Instituição - JOSÉ AFONSO PEREIRA VITÓRIO - UPE
Notícia cadastrada em: 04/02/2020 12:50
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