Banca de DEFESA: LINSMAR JACO RIBEIRO MACEDO

DISCENTE : LINSMAR JACO RIBEIRO MACEDO
DATA : 14/11/2019
LOCAL: Escola Politécnica

Determinação das propriedades mecânicas do aço API 5DP Tool joint através de ensaio miniaturizado por penetraçãoUma aplicação da metodologia proposta pelo guia europeu cwa 15627:2007

Propriedades Mecânicas, Miniaturização, Tenacidade, API 5DP Tool Joint, Small Punch Test

Até a década de 1980 o critério de falha amplamente utilizado para o projeto de estruturas e equipamentos era baseada em tensão admissível. Contudo, com a elaboração de projetos cada vez mais complexos, começaram a ocorrer falhas catastróficas em condições de solicitação menores que a tensão admissível, entre outras razões tendo como causa raiz a presença de trincas. Para a avaliação da integridade estrutural destes elementos com descontinuidade, é preciso conhecer as propriedades mecânicas do material. Para quantificar estes valores são realizados ensaios padronizados por normas internacionais, sendo o padrão do American Society for Testing and Materials mundialmente utilizado. Estas normas geralmente requerem amostras com dimensões elevadas o que inviabiliza sua execução, uma vez que o material disponível está numa quantidade limitada ou demandam reparos após sua remoção do próprio componente sob estudo. Alternativamente a estes ensaios convencionais foram desenvolvidos ensaios em amostras com dimensões reduzidas que podem chegar a menos de 1% do volume dos ensaios convencionais. Dentre as técnicas desenvolvidas com esta finalidade o Small Punch Test vem se consolidando como um método viável para determinação dos parâmetros de fratura e resistência para materiais metálicos. Neste trabalho foi realizado a avaliação do método SPT, baseado no guia CWA 15627:2007, para caracterização mecânica do aço API 5DP Tool Joint. Foi determinada a tensão de escoamento com um erro de -0,1%, a tensão máxima com erro de -0,1% e a tenacidade a fratura com erro de -0,9%, quando comparados com os resultados dos ensaios convencionais.

Presidente - 2196670 - ARMANDO SA RIBEIRO JUNIOR
Interno - 465.982.515-91 - GERALDO JOSÉ BELMONTE DOS SANTOS - LNCC