Banca de DEFESA: ICARO FIGUEIREDO VILASBOAS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ICARO FIGUEIREDO VILASBOAS
DATA : 18/06/2019
HORA: 08:00
LOCAL: Escola Politécnica
TÍTULO:

Determinação das propriedades termo físicas do aço naval ASTM A131 Gr. EH36 pelo método inverso de transferência de calor


PALAVRAS-CHAVES:

propriedades termo físicas, ASTM A131 Gr. EH36, derramamento criogênico, condutividade térmica, capacidade de calor volumétrica, otimização simultânea, análise de sensibilidade.


PÁGINAS: 88
RESUMO:

Este trabalho se concentra em determinar as propriedades termo físicas do aço naval ASTM A131 Gr. EH36 em baixas temperaturas, com o intuito de melhorar os modelos numéricos de estruturas sujeitas a cargas acidentais causadas por derramamento criogênico. Para isto, foi utilizado o método de aplicação de diferentes intensidades de fluxo de calor, que permite a determinação simultânea da condutividade térmica ( ) e da capacidade de calor volumétrica ( ). A bancada experimental consiste em um aquecedor resistivo controlado por uma fonte de corrente, que gera um fluxo de calor constante na face superior da amostra. A face oposta foi isolada por placas de poliestireno expandido e um termopar soldado por descarga capacitiva na amostra realiza a medição de temperatura. O método das diferenças finitas com formulação implícita para fluxo de calor unidimensional foi usado para calcular o perfil de temperatura na face oposta da amostra. A diferença quadrada destas duas temperaturas, medida e calculada, foi usada como função objetivo e minimizada pelo método BFGS (Broyden-Fletcher-Goldfarb-Shanno). A análise de sensibilidade baseada nos parâmetros de sensibilidade escalonada e no resíduo experimental permite a verificação da viabilidade da otimização simultânea dos parâmetros analisados e a convergência dos parâmetros para valores reais. Com base nesta análise duas intensidades de fluxo de calor são necessárias: uma de maior intensidade, que favorece a sensibilidade escalonada da condutividade térmica, e uma mais baixa, que regula a sensibilidade escalonada da capacidade de calor volumétrica. O aço inox AISI A304 foi usado para verificar a efetividade do método, através da uma comparação entre propriedades termo físicas otimizadas e os dados da literatura. Com base nos resultados deste trabalho pode-se afirmar que o método é capaz de determinar as propriedades termo físicas de forma simultânea com baixo erro experimental.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2196670 - ARMANDO SA RIBEIRO JUNIOR
Interno - 465.982.515-91 - GERALDO JOSÉ BELMONTE DOS SANTOS - LNCC
Externo à Instituição - VALTER ESTEVÃO BEAL - Senai
Notícia cadastrada em: 23/09/2019 12:01
SIGAA | STI/SUPAC - - | Copyright © 2006-2024 - UFBA