Banca de DEFESA: ADRIANA ALVES SANTANA

DISCENTE : ADRIANA ALVES SANTANA
DATA : 02/08/2019
LOCAL: A definir

DA PRAÇA PÚBLICA AO CONSUMO DIGITAL: O CONSUMO CULTURAL DE JOVENS UNIVERSITÁRIOS DO MUNICÍPIO DE SENHOR DO BONFIM (BA)

Consumo cultural, juventudes, públicos da cultura, Senhor do Bonfim, universidade.

A presente dissertação investiga o consumo cultural de jovens estudantes universitários residentes em Senhor do Bonfim, município localizado no interior da Bahia, a fim de compreender quais atividades culturais estão presentes em suas trajetórias pessoais e os fatores que atuam como motivadores para esse consumo. O trabalho utilizou como metodologia a pesquisa de campo quantitativa e qualitativa e como instrumentos para coleta de dados o questionário online e entrevistas semiestruturadas. A dissertação divide-se em três capítulos, sendo o primeiro voltado para a compreensão dos conceitos fundamentais que norteiam o trabalho – cultura, juventudes e consumo cultural – e a apresentação das principais pesquisas realizadas no Brasil sobre o tema do consumo cultural. O segundo capítulo dedicase à análise da cena cultural e da rede universitária de Senhor do Bonfim, além de discorrer a respeito da universidade a qual se vinculam os jovens investigados – a Universidade do Estado da Bahia (Uneb). O último capítulo se volta à apresentação e interpretação dos dados coletados durante a etapa de campo junto a 132 estudantes que responderam ao questionário e cinco estudantes que concederam entrevistas em profundidade. Acreditamos que este estudo pode contribuir para o reconhecimento de aspectos culturais característicos de cidades de pequeno e médio porte, até então não priorizadas pelas grandes pesquisas desenvolvidas sobre o consumo cultural brasileiro, assim como fornecer subsídios para a criação de políticas culturais locais que se pautem pelos reais interesses do público morador de Senhor do Bonfim.

Presidente - 382246 - GISELE MARCHIORI NUSSBAUMER
Interno - 799.462.405-72 - DANIELE PEREIRA CANEDO - UFRB