Banca de DEFESA: PEDRO JORGE LOURO CRUGEIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : PEDRO JORGE LOURO CRUGEIRA
DATA : 26/06/2019
HORA: 13:00
LOCAL: Instituto de Ciências da Saúde/ UFBA, auditório da Congregação, 2° andar
TÍTULO:

Fotoestimulação de um consórcio bacteriano termo-celulolítico para degradação de celulose e hemicelulose oriundas das fibras de coco verde.


PALAVRAS-CHAVES:

Biomassa lignocelulósica, Hidrólise da casca de coco, Consórcio bacteriano, Laser de Baixa Potência, LED, Bioestimulação.


PÁGINAS: 95
RESUMO:

O agronegócio do coco verde é responsável pela geração de grande quantidade de resíduos. A vasta disponibilidade desses materiais, assim como, sua composição criou a necessidade e a oportunidade de se tornarem uma fonte de matéria-prima para a produção de insumos biotecnológicos de alto valor agregado. O objetivo deste estudo foi potencializar, através de fotobiomodulação, a hidrólise da biomassa lignocelulósica. O consórcio termo-celulolítico foi coletado de uma leira de compostagem em fase ativa (65 a 70 ºC), submetido a estresse nutricional e efetuado o protocolo de irradiação de seis emissões de radiação Laser em baixa potência (λ660 ηm) ou LED (λ632±2 ηm) com intervalos de tempo de 12 hs. A quantificação microbiana foi avaliada, após irradiação, e comprovada resposta biológica significativa estimulatória nos consórcios bacterianos. As culturas irradiadas por LED, obtiveram uma concentração celular superior às irradiadas por Laser, apresentando significância de P < 0,0001 entre os grupos. Procedeu-se à inoculação do consórcio irradiado por fontes de luz distintas em caldo mineral com a biomassa residual pré-tratada (casca de coco verde) por NaOH 5% ou KOH 5% e avaliados os açucares redutores totais (ART), concentração de glicose e xilose, ao longo de 240 hs, assim como, as atividades metabólicas desenvolvidas. A quantificação de ART, indica uma maior concentração nas amostras irradiadas e uma atividade metabólica superior no grupo LED de 143% em relação ao controle, nas primeiras 48 hs de incubação. A concentração de glicose foi maior no grupo irradiado por LED, ao final de 48 hs, apresentando uma atividade metabólica no substrato pré-tratado por NaOH a 5%, de 294,9% superior, quando comparado ao controle, indicativo de maior atividade advinda das reações bioquímicas em cascata desencadeadas pela emissão da radiação. As micrografias das fibras de coco ao final de 240 hs, demonstraram uma ação microbiana mais eficaz nos grupos irradiados. A análise da atividade ligninolítica demonstrou que os emissores de luz Laser e LED aumentaram a proliferação bacteriana, produção proteica e atividade metabólica antecipando e aumentando o catabolismo do corante RBBR. Sendo a viabilidade econômica um fator preponderante na produção industrial, deverá se considerar a fotoestimulação como uma ferramenta impulsionadora dos bioprocessos, direcionando a luz LED como promitente coadjuvada ao baixo custo.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - EDGARD BACIC DE CARVALHO - IFBA
Interno - 1919894 - FABIO ALEXANDRE CHINALIA
Externo ao Programa - 3065750 - LUIZ GUILHERME PINHEIRO SOARES
Presidente - 6285556 - PAULO FERNANDO DE ALMEIDA
Externo à Instituição - SUSANA CARLA PIRES SAMPAIO - UNIME
Notícia cadastrada em: 25/06/2019 10:43
SIGAA | STI/SUPAC - - | Copyright © 2006-2024 - UFBA