Nota de Repudio PROPG UFBA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFBA acompanha com firmeza e indignação, em conjunto com entidades nacionais como a Andifes, Foprop, ANPG, entre outros, os cortes orçamentários que estão impedindo o pagamento das bolsas de pós-graduandos de mestrado, doutorado, pós-doutorado e residências pelo Ministério da Educação. Estamos acionando todos os meios possíveis para reversão desta gravíssima situação e para a garantia do pagamento imediato das bolsas aos nossos estudantes. Sabemos que o pagamento de bolsas é de extrema necessidade para nossos pós-graduandos e para a manutenção de suas atividades na UFBA. Como se não bastasse a defasagem dos valores das bolsas no país, enfrentar a falta de pagamento das mesmas é, no mínimo, cruel.

Reafirmamos a urgência na recomposição dos orçamentos do Ministério da Educação para pagamento de bolsas e manutenção das Universidades ainda neste ano de 2022. Assim como na nota emitida pela UFBA no dia 06/11, reafirmamos que “a Universidade Federal da Bahia expressa enfim, mais uma vez, profunda indignação diante dos cortes praticados pelo atual governo, na expectativa de que a gestão que assume em 1º de janeiro encerre o atual ciclo de desprezo à Educação e à Universidade Pública, assim como à ciência, a cultura e as artes”.

Ronaldo Lopes Oliveira

Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação