Banca de DEFESA: VITAILMA CONCEIÇÃO SANTOS

DISCENTE : VITAILMA CONCEIÇÃO SANTOS
DATA : 08/12/2021
LOCAL: Plataforma Online

VIRGÍNIA BICUDO E O CURSO DE PSICOLOGIA DA UFBA: SIGNIFICAÇÕES DE UMA INTELECTUAL NEGRA EM UMA FORMAÇÃO “SEM COR”

Virgínia Bicudo; Formação do Psicólogo; Interacionismo Simbólico; Epistemologia Feminista Negra; Ação Decolonial.

Virgínia Leone Bicudo, apesar da sua importância para a Psicanálise, as Ciências Sociais e a Psicologia, não recebe o devido reconhecimento por suas contribuições nesses campos. O ato de validar a produção de intelectuais negras ajuda no processo de crítica à invisibilidade epistêmica, possibilitando, ao mesmo tempo, que pessoas subalternizadas no ambiente acadêmico reivindiquem o seu lugar de agência. Este estudo teve como objetivo descrever os significados construídos por estudantes do curso de Psicologia da UFBA sobre o seu processo de formação a partir do contato com a produção de Virgínia Bicudo no campo das relações raciais. Foram entrevistados um total de sete estudantes, diversificados em relação à situação socioeconômica, o pertencimento étnico-racial e o gênero. A pesquisa utilizou uma metodologia qualitativa de caráter exploratório, com base em referenciais teóricos da Epistemologia Feminista Negra e do Interacionismo Simbólico, microssociologia que focaliza o estudo das interações entre sujeitos e contextos. Os dados foram produzidos em Oficinas realizadas em duas turmas do curso de Psicologia da UFBA e em entrevistas semiestruturadas. Embora a pertinência das contribuições de Bicudo e da temática racial para o curso de Psicologia tenha sido reconhecida por todos os participantes, os significados produzidos sobre a importância do legado da autora puderam ser relacionados com o pertencimento étnico-racial dos entrevistados. Os significados produzidos foram organizados em três modelos de discursos: discursos que expressaram significados ligados à necessidade de aquisição de letramento racial por parte dos estudantes, discursos que expressaram significados relacionados a um sentimento de não-pertencimento à comunidade acadêmica, e, por fim, discursos que expressaram significados relacionados à necessidade de ações de resistência aos processos de invisibilização de intelectuais negras e indígenas. Os relatos permitem compreender que a ausência da representatividade negra e indígena no curso de Psicologia da UFBA influencia na maneira como os estudantes produzem significados sobre “ser psicólogo”. Nesse sentido, o reconhecimento do legado de Virgínia Bicudo funcionou como um elemento sensibilizador capaz de produzir reflexões em relação aos processos hegemônicos de construção do conhecimento, de modo a despertar uma visão crítica sobre a formação e o senso de agência entre os estudantes.

Externa ao Programa - 1560873 - DENISE MARIA BARRETO COUTINHO
Externa à Instituição - JACIRA DA SILVA BARBOSA