Banca de DEFESA: FÁTIMA MIRA MAGALHÃES PALMEIRA DE OLINDA

DISCENTE : FÁTIMA MIRA MAGALHÃES PALMEIRA DE OLINDA
DATA : 11/02/2020
LOCAL: SALA 404 - PAF 5

A PERSPECTIVA ÉTNICORRACIAL NA FORMAÇÃO DA (O) PSICÓLOGA (O): CAMINHOS PARA UMA ATUAÇÃO DIALOGADA COM AS DEMANDAS COTIDIANAS.

Formação em Psicologia. Relações étnicorraciais. Currículo. Etnométodos.

A pesquisa debruça-se sobre a formação em psicologia a partir de uma perspectiva étnicorracial. O objetivo principal da pesquisa é compreender se a formação em psicologia, no contexto de uma universidade pública baiana, busca atender às demandas de relações étnicorraciais, a partir do ponto de vista dos discentes. A pesquisa de caráter qualitativo, tem como foco a formação em psicologia na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), devido à composição de seu corpo discente abarcar a diversidade étnicorracial e a inserção destes em um contexto de atendimento e acolhimento majoritariamente a pessoas negras. O percurso da pesquisa envolveu a realização de análise documental do currículo do curso da instituição escolhida, seguida de uma pesquisa de campo, cuja produção de dados foi construída a partir da realização de entrevista coletiva com seis estudantes dos semestres finais do curso. Discutir a articulação teórico-prática em psicologia a partir de demandas que envolvam relações étnicorraciais na sua formação evoca a discussão sobre currículo e os modelos de construção do conhecimento na sociedade contemporânea. Acredita-se que a pesquisa contribui por apresentar caminhos possíveis para viabilizar uma formação em psicologia que atenda às demandas do contexto da realidade baiana no que tange às relações étnicorraciais. Além disto, contribui com reflexões para o curso de psicologia dialogar com as necessidades do contexto universitário em que está inserido.

Externo à Instituição - DYANE BRITO REIS SANTOS
Externo à Instituição - EDLEUSA NERY GARRIDO