Banca de DEFESA: ITAMIRES LIMA SANTOS ALCANTARA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ITAMIRES LIMA SANTOS ALCANTARA
DATA : 06/12/2019
HORA: 10:00
LOCAL: sala 408, PAF 5
TÍTULO:

Itinerâncias acadêmicas de estudantes negros(as) do curso de Serviço Social na UFBA e suas experiências formativas no âmbito do currículo.


PALAVRAS-CHAVES:

Currículo. Questão étnicorracial. Estudantes negros(as). Serviço Social.


PÁGINAS: 134
RESUMO:

Ao longo dos anos pessoas negras vêm sendo abordadas nas produções acadêmicas
como sujeitos cognoscíveis, sob a justificativa da objetividade dos métodos científicos,
são transformadas em objetos de pesquisa. Diante deste quadro, este trabalho tem como
objetivo problematizar as itinerâncias acadêmicas de estudantes negras(os) do Curso de
Serviço Social na UFBA, com ênfase em suas experiências curriculares e formativas
relativas à questão étnicorracial, realocando-os(as) como sujeitos cognoscentes na
produção do conhecimento, neste caso, na construção do currículo. Para tanto,
entrevistamos estudantes negros(as) concluintes do curso de Serviço Social da UFBA,
considerando a experiência da autora como estudante negra na universidade, oriunda do
curso de Serviço Social da UFBA; a observação de algumas apreensões de estudantes,
em sua maioria negras, quanto ao currículo e formação do curso; como também, por
acreditarmos que estes (as) estudantes já haviam vivenciado boa parte da formação,
estando em estágio final, e que, portanto, teriam um olhar mais ampliado sobre esse
processo. Recorremos também ao levantamento de documentos que dizem respeito ao
curso de Serviço Social na UFBA, particularmente, seu Projeto Pedagógico e matriz
curricular, com o objetivo de compreender sua criação, a perspectiva de
transversalidade étnicorracial presente no currículo e estrutura do curso. Utilizamos
como recurso metodológico a análise documental e a entrevista narrativa
semiestruturada. Consideramos, a partir deste trabalho que as estudantes possuem
entendimentos próprios sobre currículo e sobre as suas formações, e interagem
dialogicamente com o currículo e a formação em Serviço Social na UFBA, fazendo
críticas e proposições. Percebemos através das falas das estudantes, que estas,
enfrentaram diversas violências causadas pelo racismo em suas trajetórias, que o entrar
na universidade representou uma conquista muito significativa, não apenas para elas
próprias, como também para as suas famílias. Evidenciamos também que,
historicamente, os saberes relativos à história negra foram sumariamente excluídos ou
deformados na história oficial, construindo silenciamentos. Fato que as estudantes
destacam, de como a nossa história não é contada nos diversos espaços educacionais em
todos os níveis e da invisibilização de intelectuais negros (as) e referenciais positivos,
apontando para a necessidade de um reposicionamento epistemológico. As estudantes
ressaltam a maneira tópica como é tratada e questão étnicorracial no curso de Serviço
Social da UFBA, ficando como discussão obrigatória apenas em uma disciplina no
segundo semestre, quando deveria perpassar por toda a formação profissional.
Observamos também, a partir do levantamento feito da matriz curricular que esta nos
surpreendeu positivamente, por constar, em 11 disciplinas obrigatórias, referência à
questão étnicorracial, ainda que, de maneira incipiente. Consideramos ainda, no que se
refere às aproximações e tensionamentos entre o serviço social e a questão étnicorracial
que houveram avanços no âmbito da categoria de assistentes sociais no que concerne à
ampliação do debate sobre a questão étnicorracial pelo protagonismo, principalmente,
de assistentes sociais negras que têm pautado o debate. Muita coisa tem sido produzida pela categoria nos últimos anos sobre a questão étnicorracial que cabe ainda uma análise

mais aprofundada.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CLÁUDIO ORLANDO COSTA DO NASCIMENTO
Externo à Instituição - GEORGINA GONÇALVES DOS SANTOS
Externo ao Programa - 627222 - MAGALI DA SILVA ALMEIDA
Notícia cadastrada em: 02/12/2019 12:41
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