Banca de DEFESA: CARLA CRISTINA ANDRADE DE ARAUJO

DISCENTE : CARLA CRISTINA ANDRADE DE ARAUJO
DATA : 05/12/2019
LOCAL: PAF 5 - SALA 407

Desempenho acadêmico no curso de Medicina da Universidade Federal da Bahia: um comparativo entre estudantes oriundos do Bacharelado Interdisciplinar e do Vestibular

Bacharelado Interdisciplinar. Curso de Medicina. Universidade Federal da Bahia. Desempenho acadêmico.

Esta dissertação traz informações sobre o perfil e desempenho de estudantes que ingressaram, em 2012, no curso mais concorrido da Universidade Federal da Bahia (UFBA), após a reserva de 20% das vagas de todos os cursos de graduação da UFBA para os estudantes egressos dos Bacharelados Interdisciplinares (BI). O BI é uma nova modalidade de curso de graduação implantada na instituição no ano de 2009, que promoveu uma mudança significativa na estrutura curricular da universidade, devido a sua proposta formativa interdisciplinar, flexível e mais abrangente que valoriza a autonomia dos estudantes na sua formação. A reserva de vagas para os estudantes que concluíram o Bacharelado interdisciplinar nos cursos de maior demanda e, consequentemente, mais concorridos trouxe à tona a antiga discussão da meritocracia, qualidade e excelência do ensino e o questionamento em relação à diferença de desempenho dos estudantes egressos do BI em um curso de alto prestígio como é o caso do curso de Medicina. O objetivo desta pesquisa foi verificar se há diferença de desempenho acadêmico e de características socioeconômicas entre os alunos do curso de Medicina da Universidade Federal da Bahia ingressantes em 2012. Os alunos foram classificados em dois grupos distintos de acordo com a sua forma de ingresso: oriundos dos processos seletivos Vestibular e Egressos do Bacharelado Interdisciplinar. Foram considerados 162 estudantes, sendo 130 ingressos pelo vestibular e 32 egressos do Bacharelado Interdisciplinar. A partir da análise dos dados referentes ao perfil dos estudantes foram encontradas diferenças nas variáveis de sexo, idade, ano de conclusão do ensino médio e formação escolar do pai, porém essas diferenças encontradas são justificadas pela tendência atual em outras universidades, pela predominância de mulheres no BI, ou apenas pelo fato dos estudantes do BI já terem cursado 3 anos de curso, influenciando em variáveis como o tempo de conclusão do ensino médio e idade de ingresso no curso de Medicina. Baseado no estudo do desempenho acadêmico dos estudantes, foram verificadas algumas diferenças significantes quando combinadas a forma de ingressos com algumas variáveis, sendo consideradas positivas em todas elas para os estudantes ingressantes pelo vestibular. Quando aplicados os testes apenas por forma de ingresso, essa diferença positiva para o grupo do vestibular se confirmou com média de 7,797 e os ingressos pelo BI apresentaram média do CR igual a 7,331. Foi possível determinar também que as maiores médias foram encontradas, nesta pesquisa, entre os pardos de escola particular, do sexo feminino e com renda familiar maior que 40 salários mínimos.

Externo à Instituição - ANA MARIA RICO
Externo à Instituição - LETICIA SILVEIRA VASCONCELOS