Banca de DEFESA: CLAUDIANE LIMA

DISCENTE : CLAUDIANE LIMA
DATA : 04/08/2022
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/events/defesa-de-doutorado-de-claudiane-lima

A SISTEMATIZAÇÃO DOS CONCEITOS ÁCIDO-BASE E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM QUÍMICA

Ácido-Base, Ensino-Aprendizagem, Conceitos

O objetivo geral deste trabalho é contribuir para o processo de ensino-aprendizagem dos conceitos ácido-base a partir de uma proposta de sistematização desses conceitos, de forma a minimizar possíveis confusões que podem ocorrer em torno deles. Considerou-se como as principais confusões teórica-conceituais: (1) Ácido, base, sal e óxido: funções da química inorgânica?; (2) Regras desarticuladas de classificação; (3) Desarticulação entre as teorias ácido-base ou ausência de teoria ácido-base; (4) Reação química generalizada: ácido + base → sal + água; e por fim, (5) Falta de contextualização. Nessa tese, busco argumentar que as confusões aqui identificadas não são apenas problemas que foram identificados a partir dos trabalhos investigados; trata-se de um problema histórico, ou seja, os conceitos ácido-base atravessam a história de maneira que sua compreensão se confunde com a própria origem da Química. Acredito, que talvez o maior problema seja a dogmatização do conhecimento científico, ou seja, os conceitos ácido-base são, de certo modo, transferidos sem a apresentação de suas origens, sem o seu desenvolvimento – em resumo, sem a sua construção ou elaboração e de forma confusa. A compreensão para o processo de ensino-aprendizagem dos conceitos ácido-base contribui para a sistematização da Química, uma vez que eles se relacionam e influenciam outros conceitos conforme sustenta a História da Química, o foco da sistematização do pensamento químico. Considerou-se que sistematizar envolve organizar um conceito em relação a outro, ou seja, por natureza, um conceito pressupõe a existência de um determinado sistema de conceitos. Esta pesquisa utiliza o método teórico-reflexivo. Nesse sentido, destacou-se que a educação escolar tem um papel crucial na apropriação do conhecimento sistematizado: possibilitar a socialização e apropriação do saber sistemático relevante produzido pela Química.

Presidente - 282737 - EDILSON FORTUNA DE MORADILLO
Interno - 071.811.595-34 - JOSE LUIS DE PAULA BARROS SILVA - UFBA