Banca de DEFESA: DANIELLE FELIX SANTOS

DISCENTE : DANIELLE FELIX SANTOS
DATA : 13/07/2022
LOCAL: Online

EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA E PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NO ENSINO DE QUÍMICA: POSSIBILIDADES E LIMITES NO ENSINO MÉDIO

Materialismo histórico-dialético, Ensino de Ciências, Resíduos sólidos, Cinética Química.

A presente pesquisa buscou investigar como os estudantes desenvolvem uma consciência ambiental crítica e transformadora, utilizando a Pedagogia Histórico-Crítica como base teórica e indicando as possibilidades e as limitações de trabalhar essa teoria pedagógica no ensino médio. O desenvolvimento desse estudo seguiu o paradigma direcionador da Teoria Marxista que fornece o aporte para a Pedagogia Histórico-Crítica (PHC), baseada no Materialismo Histórico-Dialético, que se inspira na concepção dialética e na crítica a sociedade capitalista. Para alcançar esse objetivo foi aplicada uma intervenção didática com o tema Cinética Química e o Lixo em uma turma de 16 estudantes do 3º ano do curso técnico em Biocombustíveis integrado ao ensino médio do IFBA. Os dados foram obtidos através dos procedimentos de observação, produção de documentos, gravação das aulas, transcrição dos áudios, seguido da análise documental. A intervenção didática foi delineada seguindo os cinco momentos propostos pela PHC, iniciando a  prática social com o tema do lixo, buscou-se identificar qual era o entendimento dos (as) estudantes acerca dos problemas sociais e ambientais, como eles compreendiam o sistema atual de consumo de produtos e descarte do lixo, para em seguida, trabalhar com textos, problematizar e discutir sobre o tema. Durante a instrumentalização trabalhamos com o conteúdo de Cinética Química e fizemos uma visita ao lixão da cidade de Porto Seguro. Foi perceptível a mudança de olhar dos (as) estudantes após esse momento, pela forma como compreenderam a dimensão do problema e pela decisão coletiva de estudar as leis que regem a política de resíduos sólidos e de produzir um documentário sobre os subempregos gerados a partir do lixão de Porto Seguro - BA.  Diante dos resultados obtidos, podemos compreender que os (as) estudante, em sua maioria, conseguiram apropriar-se dos conteúdos propostos e caminharam para a finalidade a que se destina esse processo educativo dentro da perspectiva crítica, que é a de emancipação, que visa a transformação de nosso modo de vida, a liberdade para conhecer e gerar cultura tornando-os autônomos em nossas escolhas. Também ficou evidente que o ambiente educativo propício para o desenvolvimento de uma educação ambiental em seu caráter crítico não se basta dentro dos muros de uma escola. Assim, trazer a realidade de fora da escola para dentro é o pressuposto de uma abordagem que tem como meta contribuir para a construção do conhecimento integrado ao mundo em que vivemos. Esta pesquisa também mostrou que o tempo para aplicação da proposta, pode ser um fator limitante e apontou para necessidade de repensar sobre o currículo no sentido de problematizar o que realmente deve ser ensinado na escola e sobre quais são os conteúdos prioritários. Dentre as possibilidades, esse estudo indicou sobre trabalhar no campo da interdisciplinaridade, tendo em vista, a complexidade da questão ambiental, o seu caráter crítico, político, contínuo e permanente, e para tanto, apontamos para a necessidade de investir em cursos de formação de professores em Educação Ambiental Crítica.

Presidente - 2920919 - BARBARA CARINE SOARES PINHEIRO
Interno - 282737 - EDILSON FORTUNA DE MORADILLO