Banca de DEFESA: SILVIA CARLA CERQUEIRA PORTO

DISCENTE : SILVIA CARLA CERQUEIRA PORTO
DATA : 05/05/2022
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/events/defesa-de-doutorado-de-silvia-carla-cerqueira-porto

AS ESTRATÉGIAS DOS ESTUDANTES PARA O CÁLCULO DA

GRAVIDADE EM ATIVIDADES TRADICIONAIS E INVESTIGATIVAS

REALIZADAS EM AMBIENTE MATERIAL E VIRTUAL

habilidade, estratégia, abordagem, ambiente de ensino.

Essa tese apresenta uma investigação sobre as estratégias utilizadas pelos estudantes para resolver uma prática experimental sobre conteúdos formais (Pêndulo Simples), quando apresentada de natureza tradicional (tarefas) e investigativa (desafios) em dois ambientes distintos: material e virtual. O método de análise utilizado foi fundamentalmente misto (qualitativos e quantitativos), pautados em análise exploratória, testes estatísticos, bem como na classificação das estratégias a partir de um sistema categórico de habilidades e da Taxonomia SOLO. Tivemos a participação de cerca de 341 estudantes de 12 turmas do Ensino Médio Integrado de uma escola pública federal, em dois campus. A tese é em formato multipaper e contêm quatro artigos. O primeiro artigo tem como objetivo investigar quais foram as estratégias utilizadas pelos estudantes ao realizarem a prática experimental, quando apresentada de natureza tradicional e investigativa. Os resultados mostraram que habilidades de duas naturezas foram mobilizadas pelos estudantes no momento de resolução da tarefa/desafio: procedimental e interpretativa. Para a habilidade procedimental identificamos cinco tipos específicos de categorias, inferidas a partir das respostas dos estudantes: habilidade em executar medidas(EXM); habilidade em fazer cálculo de média(FCM); habilidade em resolver equações matemáticas(EQM); habilidade em aplicar regras matemáticas(ARM) e a categoria própria da atividade investigativa habilidade em propor a solução do problema(PSP). para a interpretativa identificamos a categoria habilidade de verificar(examinar) a validade da resposta encontrada (VRE). Os resultados apontam que a habilidade procedimental para a amostra geral de respondentes é significativamente diferente da habilidade interpretativa, sendo maior essa última. Quando realizamos a análise de acordo com a natureza da atividade respondida, identificamos que a atividade tradicional demandou habilidades do tipo procedimental e interpretativa de maneira equilibrada. Já a atividade investigativa demandou mais a mobilização das habilidades procedimentais EQM e EXM e a habilidade interpretativa VRE. Testes estatísticos mostraram que existem diferenças significativas entre as habilidades mobilizadas pela atividade tradicional e a atividade investigativa. O segundo artigo teve como objetivo investigar quais as estratégias utilizadas pelos estudantes ao realizarem a prática experimental, quando apresentada de natureza tradicional e investigativa em dois ambientes distintos: material/virtual. Dessa forma fizemos a comparação geral em relação ao ambiente em que a atividade foi realizada. Testes estatísticos mostraram que o ambiente material mobilizou mais habilidades associadas ao momento em que o estudante coloca seu conhecimento em ação para realizar a parte procedimental, e o ambiente virtual mobilizou mais a habilidade de natureza interpretativa. Quando analisamos se o fator ambiente (material/virtual), atuou de maneira diferente no momento em que foram aplicadas as atividades tradicional e investigativa, verificamos que: tanto o ambiente material como o virtual promoveram a mobilização de habilidades específicas de maneira diferenciada quando foi aplicada a atividade investigativa; quando foi aplicada a atividade tradicional apenas o ambiente material promoveu a mobilização de habilidades específicas. O terceiro artigo investigou o grau de profundidades em que as habilidades do tipo procedimental e interpretativa se apresentaram inferidas nas respostas à tarefa/desafio. Construímos uma ferramenta metodológica para investigarmos aspectos do emprego de diferentes habilidades, nos seus distintos níveis de complexidade em atividades de natureza experimental mas com características distintas, tanto em termos de abordagem como em termos de ambiente de aplicação. Verificamos que ao aplicarmos as atividades tradicionais e investigativas nos ambientes de ensino material e virtual houve a explicitação de habilidades de planejamento, execução e avaliação para ambos os ambientes em diferentes graus de profundidade a depender de sua natureza. Quando levamos em consideração o aspecto ambiente e natureza da atividade utilizada, verificamos que a habilidade procedimental associada ao uso da ferramenta matemática foi a que apresentou maior nível de complexidade. O quarto artigo teve como objetivo investigar a existência de possíveis preditores de aprendizagem que podem exercer influência no momento em que os estudantes utilizam as estratégias de aprendizagem para resolver a atividade tradicional/investigativa no ambiente de ensino material/virtual. Através de uma análise exploratória verificamos que três preditores atuaram: gênero, curso e instituição. Ao consideramos a natureza da atividade e o tipo de ambiente de ensino em que a prática experimental foi realizada, verificamos que a influência dos preditores se deu em habilidades específicas a depender da natureza da atividade resolvida e do tipo de intervenção aplicada.

Presidente - 1318903 - AMANDA AMANTES NEIVA
Interno - 388.052.785-72 - ELDER SALES TEIXEIRA - UEFS