Banca de DEFESA: ANETE OTÍLIA CARDOSO DE SANTANA CRUZ

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANETE OTÍLIA CARDOSO DE SANTANA CRUZ
DATA : 25/04/2022
HORA: 08:00
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/events/defesa-de-doutorado-de-anete-otilia-cardoso-de-santana-cruz
TÍTULO:

ACESSIBILIDADE DIDÁTICA: PRAXEOLOGIAS MATEMÁTICAS SOBRE SEQUÊNCIAS PARA SURDOS(AS) E OUVINTES


PALAVRAS-CHAVES:

TAD. Sequências. Percurso de Estudo e Pesquisa. Educação Matemática Inclusiva. Acessibilidade Didática.


PÁGINAS: 264
RESUMO:

Esta pesquisa está inserida nos campos da formação inicial e formação continuada de professore(a)s de Matemática, situados, respectivamente, na Licenciatura em Matemática e no Ensino Médio Integrado. A investigação tem como propósito responder à indagação Como um Percurso de Estudo e Pesquisa, acessível didaticamente, pode promover a reconstrução/elaboração de praxeologias matemáticas no ensino de sequências para estudantes surdos(as) e ouvintes? Adotamos a Teoria Antropológica do Didático (TAD), de Yves Chevallard e colaboradore(a)s, como lente teórica, mas que também delineia nossa caminhada metodológica. Para tal, foi desenvolvido, de forma processual, um dispositivo-metodológico-teórico denominado de Percurso de Estudo e Pesquisa com Potencial Inclusivo para Formação de Professore(a)s, o PEPPI-FP, construído ao longo de sete sessões de estudo e pesquisa com licenciando(a)s e docentes de Matemática. O estudo trouxe como objetivos, investigar as praxeologias matemáticas elaboradas por docentes e estudantes da Licenciatura em Matemática, no ensino de sequências para estudantes surdos(as) e ouvintes, assim como reconstruir aquelas praxeologias que não eram acessíveis didaticamente, para torná-las com potencial inclusivo. Os principais resultados da pesquisa apontaram que o(a)s licenciando(a)s e docentes que participaram do processo de formação profissional, com aporte do dispositivo PEPPI-FP, identificaram aspectos que devem ser considerados quando se trata de práticas para um ensino inclusivo. Os resultados da investigação sinalizaram que tanto a formação inicial quanto a formação continuada de professore(a)s de Matemática devem contar com o incentivo de estudos com seus pares, mas também revela a importância da mudança, do se movimentar e sair do lugar de fala de que “não está preparado(a) para a inclusão”. O(a)s participantes admitiram que a preparação se dá no transcorrer e na dinâmica da vida docente, na formação contínua, nas trocas, para dar conta dos desafios diários presentes nas salas de aula.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2138504 - LUIZ MARCIO SANTOS FARIAS
Interna - 2226324 - ANDREIA MARIA PEREIRA DE OLIVEIRA
Interna - 648.347.785-68 - JANY SANTOS SOUZA GOULART - UEFS
Interno - 212.724.428-10 - SADDO AG ALMOULOUD - PUC - SP
Externa à Instituição - CLELIA MARIA IGNATIUS NOGUEIRA - UFPR
Externo à Instituição - EDMO FERNANDES CARVALHO - UFOB
Notícia cadastrada em: 24/04/2022 16:33
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