Banca de DEFESA: ADIELLE DE ALMEIDA SILVA

DISCENTE : ADIELLE DE ALMEIDA SILVA
DATA : 05/05/2022
LOCAL: Sala da Conferenciaweb PPGEFHC

Educação intercultural e diálogo entre diferentes saberes: Desafios e possibilidades no ensino de ciências da escola básica

Educação intercultural, diálogo de saberes, interculturalidade, diversidade, ciências.

O campo da educação intercultural é hoje fonte de inúmeros debates, entre eles, discussões acerca da ideia de diálogo de saberes. Vivemos em uma sociedade diversa, composta por diferentes etnias, culturas, modos de produção de conhecimento, porém, ainda composta por instituições educativas que não abarcam essas diversidades e reproduzem uma educação descontextualizada, homogeneizante, que privilegia determinados saberes e conhecimentos, assumidos como únicos, válidos e superiores, em detrimento de outros. Esse trabalho parte do pressuposto de que, por meio da educação intercultural, é possível construir escolas que fomentem o respeito à diversidade, formem cidadãos e cidadãs capazes de reivindicar o direito das diferentes formas de produção de conhecimentos e, consequentemente, contribuam para uma sociedade que respeite a pluralidade de existências. Nesse contexto, esse trabalho buscou dar conta de dois objetivos: (1) Analisar experiências dentro da área de interculturalidade e ensino de ciências, refletindo criticamente sobre os desafios e potencialidades relacionados à praxis educativa. Nesta análise, perseguimos a seguinte questão: Quais limitações, desafios, motivações e potencialidades para a realização de atividades/intervenções envolvendo diálogo de saberes e educação intercultural no ensino de ciências da escola básica? A partir dos resultados, foram indicados eixos de atuação que podem orientar a criação de novas propostas voltadas à educação intercultural, fomentando práticas que trabalhem com a diversidade na construção do conhecimento nas ciências da natureza na escola básica. (2) Analisar uma atividade realizada no contexto de duas comunidades comunidade pesqueiras artesanais do litoral norte da Bahia, na qual foi desenvolvida, de maneira colaborativa, uma sequência didática envolvendo diálogo de saberes em séries iniciais do ensino fundamental. A atividade foi realizada em duas escolas: Escola Municipal Sagrada Família, localizada na comunidade de Siribinha, e Escola Municipal Brazilina Eugênia de Oliveira, localizada da comunidade de Poças. As duas comunidades fazem parte do Município de Conde-Ba. Foram analisados aspectos referentes à construção colaborativa da sequência didática por pesquisadores/pesquisadoras e professoras da escola básica, visando fomentar a desconstrução de posições hierarquizadas geralmente presentes nessa relação, bem como os resultados da intervenção em relação à inserção de conhecimentos locais nos processos de ensino e aprendizagem.

Presidente - 1090422 - CHARBEL NINO EL HANI
Interna - 2920919 - BARBARA CARINE SOARES PINHEIRO