Banca de DEFESA: JOSENAIDE ALVES DA SILVA

DISCENTE : JOSENAIDE ALVES DA SILVA
DATA : 31/03/2022
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/events/defesa-de-doutorado-de-josenaide-alves-da-silva

TRABALHO COLABORATIVO COM FUTUROS PROFESSORES: UMA ABORDAGEM COMUNICATIVA DIALÓGICA NAS AULAS DE CIÊNCIAS COM BASE NA INTERCULTURALIDADE

Abordagem comunicativa dialógica, interculturalidade, formação inicial docente, sequência didática, ensino de ciências.

A presente tese trata de uma pesquisa qualitativa que objetivou analisar um trabalho colaborativo por meio da adaptação e aplicação de uma sequência didática para o desenvolvimento da abordagem comunicativa dialógica no ensino de ciências com base na interculturalidade. Participaram dois estudantes do quarto semestre do curso Licenciatura de Ciências Agrárias, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano), campus Senhor do Bonfim-BA. A investigação pautou no paradigma sócio-interacionista e no Estudo de caso, em que foi possível utilizar áudios gravações, diário de campo, bem como a entrevista semiestruturada para coletar os dados investigados. As análises das informações se deram por meio da Análise de Conteúdo e das Categorias de Abordagem Comunicativa propostas por Mortimer e Scott (2020). Os resultados iniciais indicam que os futuros professores apresentavam conhecimentos superficiais sobre o trabalho colaborativo, indicando o cientificismo em uma abordagem comunicativa de autoridade. Após a formação obtida através de um trabalho colaborativo, foi possível identificar que esse modo de trabalhar possibilita uma abordagem comunicativa dialógica, a qual considera os contextos culturais dos estudantes por meio de seus saberes prévios e a cultura científica a partir do conteúdo curricular, lhes preparando para atuar na Educação científica que tenha por meta a interculturalidade. É perceptível que esses sujeitos estabeleceram uma comunicação dialógica com os estudantes nas aulas de ciências, com a finalidade de possibilitar um ensino com sentidos contextuais. Acredita-se que esta produção contribui para o desenvolvimento de novos estudos e a formação inicial docente. Particularmente, para a reflexão sobre e na ação pedagógica de cada realidade escolar e sujeitos e, por conseguinte, para práticas de ciências envolvendo diálogos.

Presidente - 519.326.105-10 - GEILSA COSTA SANTOS BAPTISTA - UEFS
Interno - 2682594 - FABIO PESSOA VIEIRA