Banca de DEFESA: ISMAEL MENDES ANDRADE

DISCENTE : ISMAEL MENDES ANDRADE
DATA : 14/03/2022
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/events/defesa-de-doutorado-de-ismael-mendes-andrade

O CENTRO DE REFERÊNCIA EM LEISHMANIOSE DO BAIXO SUL DA BAHIA (1986 – 2017): UMA GENEALOGIA DA GEOGRAFIA MÉDICA BRASILEIRA

Centro de Referência. Leishmaniose Tegumentar. Geografia Médica. Genealogia.

O Centro de Referência em Leishmaniose do Baixo Sul da Bahia, fundado em 1986, atualmente é uma unidade do Sistema Único de Saúde (SUS) em parceria com Universidade Federal da Bahia e Associação da União dos Moradores do Povoado de Corte de Pedra do município de Presidente Tancredo Neves. Portanto, o objetivo deste trabalho é apresentar uma genealogia da Geografia Médica a partir do Centro de Referência em Leishmaniose do Baixo Sul da Bahia no período de 1986 a 2017. Esta pesquisa consta das etapas: pesquisa histórica documental, entrevista, e referenciais teóricos. A pesquisa histórica baseada em análise de documentos do Centro de Referência em Leishmaniose e referenciais teóricos sobre a Geografia Médica, sob o ponto de vista da genealogia de Foucault. No levantamento documental, foi identificada a ata de fundação da União de Moradores do Distrito de Corte de Pedra e o Estatuto do Centro de Referência. Nas entrevistas, evidenciou-se a importância do CRL e sua relação com a Geografia Médica Brasileira, a partir de estudos iniciados por pesquisadores médicos da Universidade de Brasília (UnB) em 1983. Esses profissionais vieram desbravar a área endêmica da Leishmaniose Tegumentar ao entorno do Distrito de Corte de Pedra para pesquisa de seus trabalhos de conclusão de curso (dissertação e tese), e que, posteriormente, orientaram a comunidade e participaram efetivamente do movimento e da organização da associação para implantação do CRL que possibilitou atender à população acometida pela Leishmaniose; a época em que o SUS nem existia e as pessoas aclamavam por atendimento integral à saúde.

Presidente - 2920919 - BARBARA CARINE SOARES PINHEIRO
Interna - 059.834.344-03 - INDIANARA LIMA SILVA - UEFS