Banca de DEFESA: ROBERTO LUIZ KRUGER

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ROBERTO LUIZ KRUGER
DATA : 16/12/2021
HORA: 09:00
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/fabiana-roberta-goncalves-e-silva-hussein
TÍTULO:

APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NA MOTIVAÇÃO DE ESTUDANTES APRENDER MECÂNICA DOS SÓLIDOS


PALAVRAS-CHAVES:

Aprendizagem Baseada em Problemas, ABP, motivação acadêmica, PBL.


PÁGINAS: 221
RESUMO:

A tecnologia tem mudado a forma como as pessoas interagem com a informação nas últimas décadas, mas a maioria das escolas ainda adota o método tradicional de ensino, centrado no professor. Esta disparidade entre o mundo tecnológico e o tradicional pode causar desmotivação nos alunos e um baixo nível de assimilação de conhecimentos importantes para sua formação. Neste contexto, dentre outras alternativas propostas na atualidade para mudar esta situação, há um destaque para a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) como um modelo educacional centrado no aluno, que serve, não apenas para melhorar a aprendizagem, mas também para motivar os alunos. Portanto, o objetivo deste trabalho foi de investigar a possível influência da aplicação da ABP na motivação acadêmica dos estudantes da disciplina de Mecânica dos Sólidos 2 do curso de engenharia mecânica de uma instituição pública de ensino. Para avaliar o nível de motivação dos alunos, durante dois semestres letivos consecutivos foram aplicados questionários baseados em escala de motivação acadêmica e realizadas entrevistas com os alunos, antes e depois da aplicação da ABP. O trabalho também inclui uma explanação sobre o referencial teórica da ABP, que tem suas raízes fundamentadas nas filosofias progressista e construtivista da educação. Em cada semestre em que a pesquisa foi realizada, a aplicação da ABP ocorreu sobre um tópico específico com duração de quatro semanas. Todas as aulas e encontros foram realizados de forma remota devido à necessidade de distanciamento social causado pela pandemia do vírus covid 19. Os resultados obtidos apontam para um aumento discreto no nível de motivação acadêmica dos alunos após a aplicação da ABP.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 388.052.785-72 - ELDER SALES TEIXEIRA - UEFS
Interna - 2226324 - ANDREIA MARIA PEREIRA DE OLIVEIRA
Interno - 283711 - JOSE FERNANDO MOURA ROCHA
Externo à Instituição - ALESSANDRO FREDERICO DA SILVEIRA - UEPB
Externo à Instituição - MILTON SOUZA RIBEIRO - UEFS
Notícia cadastrada em: 13/12/2021 15:48
SIGAA | STI/SUPAC - - | Copyright © 2006-2024 - UFBA