Banca de DEFESA: ANNA CASSIA DE HOLANDA SARMENTO

DISCENTE : ANNA CASSIA DE HOLANDA SARMENTO
DATA : 07/12/2021
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/events/defesa-de-doutorado-de-anna-cassia-de-holanda-sarmento

Ensinando sobre aquecimento global por meio de uma abordagem contextualizada pelas relações entre Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente no ensino médio de biologia

crise ambiental, educação ambiental, CTSA, questões sociocientíficas, ações sociopolíticas.

Muitas propostas educacionais têm sido conduzidas no ensino de ciências com a perspectiva de promover uma educação científica contextualizada por aspectos históricos, filosóficos e sociais a fim de, desconstruir as concepções hegemônicas acerca do consumismo e da degradação ambiental. Sabemos que vivemos um momento de crise ambiental, diretamente relacionada à forma como utilizamos ou nos relacionamos com a natureza. Para enfrentar esse desafio e mitigar seus efeitos é imprescindível modificar as relações de exploração entre os indivíduos e os recursos do planeta, sendo uma transformação profundamente ética. Para tanto, buscamos investigar uma abordagem de ensino baseada em questões sociocientíficas (QSC), uma vez que permite contextualizar as ciências escolares, em termos históricos, filosóficos, epistemológicos, éticos, políticos, sociais e ambientais e proporciona um tratamento inter- ou transdisciplinar do tema. Essa abordagem aponta um caminho promissor para a mudança de atitude em busca de justiça social e sustentabilidade ambiental. Diante do exposto, o presente trabalho tem o objetivo de investigar, por meio de uma pesquisa situada na sala de aula, as características de uma sequência didática (SD) sobre aquecimento global no ensino de biologia que tenham o potencial de fomentar as dimensões conceituais, procedimentais e atitudinais (CPA) dos conteúdos científicos para ações sociopolíticas em estudantes da primeira série do ensino médio. Nossa pesquisa é baseada no marco de referência da pesquisa de design educacional, bem como em outros referenciais teóricos das seguintes áreas: história e filosofia da ciência (HFC), ciência, tecnologia, sociedade e ambiente (CTSA), ensino baseado em QSC e ensino de ética. Além disso, a abordagem pedagógica usada no nosso trabalho teve o modelo STEPWISE como inspiração. O primeiro capítulo apresenta a introdução, o problema de pesquisa e os objetivos. O segundo capítulo apresenta o referencial teórico-metodológico que apoiou o estudo e o percurso metodológico que seguimos. O terceiro e quarto capítulos apresentam, respectivamente, a fase de pesquisa preliminar com os resultados do estudo do contexto e a construção do quadro teórico a partir do diálogo da literatura pertinente com o conhecimento docente. O quarto capítulo apresenta, como resultados, a sistematização dos princípios de design e a construção do primeiro protótipo da SD. O quinto capítulo apresenta os resultados do primeiro ciclo da fase de prototipagem, a partir de uma validação dialógica que possibilitou o refinamento e construção do segundo protótipo da SD. O capítulo seis apresenta os resultados do segundo ciclo de validação da fase de prototipagem no contexto real de ensino. Os resultados apresentados no capítulo seis serviram para construir o material curricular educativo apresentado no capítulo sete. A validação dos princípios de design produz as respostas para a pergunta de pesquisa que orientou o presente trabalho: quais características uma sequência didática sobre aquecimento global, no ensino médio de biologia, deve apresentar para fomentar as dimensões conceituais, procedimentais e atitudinais (CPA) dos conteúdos científicos para ações sociopolíticas em estudantes da primeira série do ensino médio? A pesquisa foi desenhada para validar, no contexto de ensino, apenas dois dos princípios de design que orientaram o planejamento e a investigação da inovação educacional. Para a validação do princípio de design que tem como característica um enfoque sobre ética, incorporando uma abordagem que considera as diferentes perspectivas acerca da ontologia moral, foram usados os resultados das análises de dois casos, por meio de ferramentas de análise do nível de letramento científico crítico e de análise da proposição e implementação da ação sociopolítica. Foram usados também os resultados obtidos em questionário Likert sobre atitudes. Para a validação do princípio de design que tem como característica o uso de uma abordagem integrada HFC/CTSA, foram usados também os resultados das análises dos casos, a partir dos instrumentos citados, os resultados do questionário Likert e de um questionário fechado com foco no conteúdo conceitual. As análises dos dados nos permitiram inferir que os princípios de design propostos para a construção da SD foram validados, uma vez que possibilitaram: (1) uma ampliação da consideração moral dos estudantes e a tomada de decisões informadas pela ciência e fundamentadas em princípios e argumentos éticos; e (2) a formação de cidadãos mais autônomos e críticos, capazes de tomar decisões e implementar ações sociopolíticas socialmente mais justas e ambientalmente sustentáveis. Desse modo a pergunta de pesquisa que orientou o estudo foi respondida.

Presidente - 836.185.465-72 - NEI DE FREITAS NUNES NETO - UFGD
Interno - 963.380.080-34 - ANA PAULA MIRANDA GUIMARÃES - IFBA