Banca de DEFESA: IVANISE GOMES ARCANJO

DISCENTE : IVANISE GOMES ARCANJO
DATA : 27/10/2021
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/events/defesa-de-doutorado-de-ivanise-gomes-arcanjo-diniz

HISTÓRIA DOS CURSOS TÉCNICOS DOS CENTROS INTEGRADOS DE EDUCAÇÃO NA BAHIA:

FUNCIONAMENTO, PROFESSORES, MATEMÁTICA E SABERES DOCENTES (1970 – 1982)

Centros Integrados de Educação. Cursos Técnicos. Ensino de Matemática. Formação de Professores. Saberes Docentes.

Esta pesquisa tem por objetivo investigar historicamente a constituição dos saberes docentes de professores que ensinaram Matemática, nos cursos técnicos dos Centros Integrados de Educação (CIEs), na Bahia, entre os anos de 1970, ano dcriação dos cursos técnicos dos CIEs, e 1982, referente à implantação da Lei no 7.044/82, que desobrigava as instituições escolares de ofertar apenas cursos técnicos no 2o grau, flexibilizando a ampliação de horas-aula de disciplinas do núcleo comum, como Matemática, nas matrizes curriculares dos cursos técnicos. Os CIEs foram escolas públicas estaduais implantadas inicialmente em cinco municípios baianos, os quais contavam com diferentes níveis de ensino, desde o primário (antecedendo o ginásio) até o secundário (antecedendo o ensino superior) – com a inserção de cursos técnicos e/ou científico. Para se analisar os processos e dinâmicas da constituição dos saberes docentes envolvidos na formação de professores e no ensino ministrado no período em estudo, recorreu- se aos registros das fontes identificadas nesta investigação localizados nos acervos escolares dos CIEs, nas entrevistas e nos documentos escolares e pessoais dos ex-professores e ex-alunos, em possíveis diálogos com as políticas educacionais, no período em estudo. Buscou-se responder à seguinte questão de pesquisa: como se constituíram os saberes docentes de professores que ensinaram Matemática, nos cursos técnicos dos Centros Integrados de Educação na Bahia? Como resultados deste estudo, considera-se que, nesse período, ocorreram processos de construção e transformação de saberes docentes de professores que ensinaram Matemática, nos cursos técnicos dos CIEs, os quais estão relacionados ao ensino dessa disciplina, como a sistematização de elementos da Matemática moderna, a formação geral dos técnicos e a intensificação de uma matéria mais aplicada à formação específica desses técnicos, com elementos de sua versão moderna. Dessa forma, conclui-se que a constituição desses saberes docentes, mobilizados pelo processo de formação inicial e continuada de professores que lecionaram Matemática nos CIEs, diferenciava-se pela formação desses docentes, pelas escolhas dos livros didáticos, mas estabeleciam aproximações de uma Matemática atribuída a cada curso técnico.

Presidente - 044.222.586-56 - GUSTAVO RODRIGUES ROCHA - UEFS
Interno - 1808015 - ANDRE LUIS MATTEDI DIAS