Banca de DEFESA: ROBERTA GONDIM BRITTO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ROBERTA GONDIM BRITTO
DATA : 29/10/2021
HORA: 14:00
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/conference/rooms/andreia-maria-pereira-de-oliveira
TÍTULO:

Um estudo inspirado na sociologia fenomenológica das trajetórias de professores/as que ensinam computação


PALAVRAS-CHAVES:

Desenvolvimento Profissional Docente. Professores/as de Computação. Fenomenologia Social.


PÁGINAS: 150
RESUMO:

Este estudo tem como tema geral o desenvolvimento profissional docente de professores/as de Computação não licenciados/as que atuam em cursos de licenciatura na área. O relatório de pesquisa está organizado em formato multipaper e visa compreender as percepções desses/as docentes sobre suas escolhas, ações, perspectivas e trajetórias vivenciadas a partir de três momentos: anterior ao ingresso na docência, imediatamente posterior ao ingresso na docência no curso de licenciatura em Computação e momento presente. Para tanto, três objetivos orientaram o estudo: (i) identificar, descrever e analisar as circunstâncias de ingresso que levaram esses/as profissionais à carreira docente; (ii) identificar, descrever e analisar as experiências que esses/as professores/as têm (ou tiveram) sobre a prática docente nos três primeiros anos de exercício docente no curso de licenciatura em Computação; e, por fim, (iii) identificar, descrever e analisar transformações percebidas por esses/as docentes formadores/as de futuros/as professores/as de Computação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que procura contribuir com os estudos da profissionalidade e do desenvolvimento profissional docente de professores/as que ensinam Computação, tendo como inspiração as concepções teóricas da fenomenologia social de Alfred Schutz sobre mundo da vida, intersubjetividade, ação e motivação. O material empírico foi produzido por meio de entrevistas narrativas, e os procedimentos de análise estão fundamentados em estruturas fenomenológicas de análise e variações interpretativas. Os resultados apontaram tipos ideais de formadores/as de futuros/as professores/as de Computação e nos mostraram que professores/as de Computação não licenciados/as compreendem o trabalho docente na dimensão do contexto de vida experienciado por eles/as, não se orientando em concepções teóricas e/ou pedagógicas, e que o convívio com o/a outro/a, a maturidade e as formações continuadas podem ser vistos como episódios que impulsionam o desenvolvimento profissional docente dos/as professores/as que ensinam Computação. Os resultados ainda indicaram que esses/as profissionais percebem seu desenvolvimento docente por meio de suas forma-ações e de seus anseios, de modo que aquelas requerem responsabilidade e disposição para ensinar e aprender, e estes, realização e satisfação com a profissão. Como implicação, esses resultados sugerem que o desenvolvimento profissional docente de professores/as de Computação não licenciados/as pode ser estimulado por formações e/ou complementações pedagógicas, além de nos mostrar o desenvolvimento profissional desses/as professores/as como um campo novo e aberto para pesquisas que busquem investigar o ensino, os currículos e a formação docente dos/as professores/as que ensinam Computação. Assim, compreender os anseios e modos de agir dos/as docentes da área durante suas trajetórias profissionais implicou também contribuir com as pesquisas sobre a profissionalidade e o desenvolvimento profissional docente, em especial no desenvolvimento de competências e habilidades tanto do ato de ensinar quanto do ato de formar futuros/as professores/as da área.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2226324 - ANDREIA MARIA PEREIRA DE OLIVEIRA
Interno - 1583256 - ECIVALDO DE SOUZA MATOS
Interno - 1745317 - JONEI CERQUEIRA BARBOSA
Externa à Instituição - PATRICIA PETITINGA SILVA - UFRB
Externa à Instituição - ROSEMEIRE DE FÁTIMA BATISTELA - UEFS
Notícia cadastrada em: 19/10/2021 12:18
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