Banca de DEFESA: TANESCA SANTANA CAL

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : TANESCA SANTANA CAL
DATA : 25/08/2021
HORA: 16:00
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/events/defesa-de-mestrado-de-tanesca-santana-cal
TÍTULO:

O LUGAR DA MULHER NEGRA NAS CIÊNCIAS: IMPLEMENTAÇÃO DAS AÇÕES AFIRMATIVAS NA PÓS GRADUAÇÃO DO INSTITUTO DE FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (IF-UFBA)


PALAVRAS-CHAVES:

Mulher negra nas Ciências. Ações Afirmativas. História das Ciências.


PÁGINAS: 107
RESUMO:

Neste trabalho discorre-se, através da História das Ciências, a virada das Ações Afirmativas (AA) para a inclusão e promoção da diversidade na carreira científica. Os capítulos dividem-se em dois, organizados a partir dos objetivos propostos na pesquisa. Relata-se inicialmente, As Yabás: mulheres negras na história das ciências,
com o objetivo de demonstrar mini biográficos contribuindo, assim, na superação do discurso meritocrático. No primeiro capítulo, apresentam-se os obstáculos enfrentados nas trajetórias da carreira científica. Esses oferecem entendimento sobre a relevância das Ações Afirmativas na pós-graduação. O segundo capítulo explora a implementação das Ações Afirmativas nos programas de pós-graduação vinculados ao Instituto de Física da Universidade Federal da Bahia (IF-UFBA). Ainda no segundo capítulo situa os Sistemas de Barragens atuando como obstrução e entrave dos grupos sociais pressionados pela dominação-opressão. Ações Afirmativas na pós-graduação são válvulas de entradas destes excluídos. Pesquisa-se a promoção da equidade e políticas públicas específicas como Ações Afirmativas, com o objetivo de investigar a implementação das Ações Afirmativas no Instituto de Física da UFBA no período entre 2017 a 2020. Para isso realizou-se pesquisa exploratória, levantamentos dos editais de alunos regulares do mestrado e doutorado. A História Oral das conferências institucionais e de seus agentes neste trabalho foi recurso metodológico fundamental ante as limitações que o contexto pandêmico do COVID-19. A contribuição do trabalho é delinear as variáveis relacionadas à carreira científica das mulheres negras e a AA pós-graduação com política pública atuando nas exclusões de raça e gênero . Apresenta-se entendimento dos demarcadores, indicadores e argumentos relativos às Ações Afirmativas na pós-graduação, cuja carreira científica contempla a diversidade e inclusão nos espaços de pesquisas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2450280 - KATEMARI DIOGO DA ROSA
Interna - 2920919 - BARBARA CARINE SOARES PINHEIRO
Interna - 059.834.344-03 - INDIANARA LIMA SILVA - UEFS
Externa ao Programa - 889.966.975-91 - DYANE BRITO REIS SANTOS - UFBA
Notícia cadastrada em: 24/08/2021 11:09
SIGAA | STI/SUPAC - - | Copyright © 2006-2024 - UFBA