Banca de DEFESA: MOISÉS DA CRUZ SILVA

DISCENTE : MOISÉS DA CRUZ SILVA
DATA : 13/08/2021
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/events/defesa-de-doutorado-de-moises-da-cruz-silva

PROGRAMAS INSTITUCIONAIS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA: CONTRIBUIÇÕES PARA ATITUDE FRENTE À CIÊNCIA E ENGAJAMENTO ESCOLAR

atitude para ciência, engajamento escolar, iniciação científica, metodologia quali-quanti.

A pesquisa investiga a relação entre a atitude para a ciência e engajamento escolar (para universitários dos cursos de Ciências da Natureza) tendo em vista a participação em Programas de Iniciação Científica e Tecnológica(PICT).São empregadostanto o método qualitativo, mediante revisão de literatura, construção de instrumentos de medida e modelo estrutural, quanto o método quantitativo, com tratamento estatístico clássico e modelagem Rasch (através da linguagem de programação R) para os dados coletados. Os instrumentos de coleta (questionários em escala Likert) foram construídos buscando atender tanto a definição dos traços latentes quando suas correlações estabelecidas no modelo estrutural, elaborado para atitude e engajamento. A etapa de validação contou com 14 juízes na fase pareada e 655 estudantes do Ensino Médio na fase amostral, dos cursos Técnico e Superior. Na análise (mediante análise fatorial exploratória e confirmatória) destacamos a avaliação da dimensionalidade, adequação dos itens e consistência interna dos instrumentos. A pesquisa efetiva contou com a participação de 1427 universitários dos cursos de Biologia, Física e Química, na qual realizamos a modelagem Rasch contemplando análise das estimativas da medida dos sujeitos, utilizadas para avaliar as correlações que deram margem para interpretar as relações entre engajamento e atitude, tendo como parâmetro a participação nos cursos. Como resultados destacamos a diferença encontrada para estudantes que participam dos programas de iniciação científica em relação aos demais, tanto para a atitude quanto para o engajamento, indicando a importância desses programas na aprendizagem de conhecimentos científicos, na sua formação acadêmica como um todo e possivelmente na carreira profissional. Não encontramos, contudo, uma relação de dependência linear entre os traços latentes, sugerindo análise a partir de outros métodos em investigação futura. Outro resultado relevante diz respeito as variáveis do Modelo de Regressão Múltipla para descrever os traços atitude e engajamento, cujos modelos apresentaram, com maior destaque, indícios da importância dos preditores tempo de participação em PICT e sexo para descrição dos referidos traços latentes. Por fim ressaltamos as contribuições do trabalho do ponto de vista metodológico (instrumentos e escala validada), acadêmico (conhecimento gerado pela definição de atitude do ponto de vista de modelo estrutural), escolar (implicações para políticas públicas de implementação de PIC).

Presidente - 1318903 - AMANDA AMANTES NEIVA
Interno - 963.380.080-34 - ANA PAULA MIRANDA GUIMARÃES - IFBA