Banca de DEFESA: PEDRO NASCIMENTO MELO

DISCENTE : PEDRO NASCIMENTO MELO
DATA : 19/07/2021
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/events/defesa-de-doutorado-de-pedro-nascimento-melo

AVALIAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM QUESTÃO SOCIOCIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO CTSA, SOB A PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA LIBERTADORA DE PAULO FREIRE PARA O ENSINO DE BIOLOGIA DO NÍVEL MÉDIO

Pedagogia da Libertação. Questões Sociocientíficas. Educação CTSA. Tomada de decisão. Ação sociopolítica e socioambiental.

No presente estudo, assume-se que uma concepção de educação científica fundamentada na proposta problematizadora e libertadora de Paulo Freire e que dialoga com a perspectiva CTSA e o ensino baseado em QSC tem potencial para a formação de cidadãos/cidadãs autônomos/autônomas, capacitados/capacitadas a tomarem decisões informadas sobre questões sociopolíticas e socioambientais e participarem ativamente de uma sociedade democrática e pluralista. A pesquisa, da qual resultou a presente tese, teve como objetivo avaliar o potencial de uma sequência didática (SD) para tal formação, a partir do tema foi a relação entre o consumo de alimentos pelos seres humanos e a sobrevivência das populações de abelhas. Elaborada sob a perspectiva da pedagogia libertadora de Paulo Freire em diálogo com o ensino baseado em QSC e com a educação CTSA, a SD teve como objetivo promover o aparecimento de posicionamentos críticos em estudantes do nível médio, a mobilização para ações sociopolíticas e socioambientais e seu desenvolvimento ético-moral. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, orientada pela perspectiva teórico-metodológica design research, durante o qual foram utilizados os tipos bibliográfico e empírico de pesquisa. A pesquisa empírica teve como objetivo submeter a SD à análise e à avaliação de professores/professoras e/ou pesquisadores/pesquisadoras da área do ensino das Ciências para que estes/estas verificassem o seu potencial para a promoção do aparecimento de posicionamentos críticos nos/nas estudantes. Aos/Às participantes foram enviados por e-mail um questionário para avaliação da SD, o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) e o Plano da Sequência Didática (PSD). De acordo com a avaliação dos/das participantes, a SD tem potencial para a promoção do aparecimento de posicionamentos críticos no comportamento dos/das estudantes sobre a relação entre o consumo de alimentos pelos seres humanos e a sobrevivência das populações de abelhas, apresentando as seguintes características: permite a mobilização de várias áreas do conhecimento humano na abordagem da temática da QSC utilizada; descentraliza o processo de ensino-aprendizagem da figura do/da professor/professora; favorece o diálogo e a socialização entre os sujeitos; promove o desenvolvimento de competências no campo do desenvolvimento individual e no campo das relações interpessoais; promove o engajamento crítico dos/das estudantes na resolução de problemas relacionados às relações entre os domínios CTSA e amplia o poder de percepção de um determinado problema.

Presidente - 836.185.465-72 - NEI DE FREITAS NUNES NETO - UFGD
Interna - 1148606 - ROSILEIA OLIVEIRA DE ALMEIDA