Banca de DEFESA: MARITZA MATEUS VARGAS

DISCENTE : MARITZA MATEUS VARGAS
DATA : 15/06/2021
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/events/defesa-de-doutorado-de-maritza-mateus-vargas
CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DA FORMAÇÃO INICIAL SOBRE A CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS NA PERSPECTIVA DESCOLONIAL: O CASO DO CURSO DE BACHARELADO EM BIOLOGIA DA UNIVERSIDADE DISTRITAL FRANCISCO JOSÉ DE CALDAS E DA UNIVERSIDADE PEDAGÓGICA NACIONAL (BOGOTÁ)

Descolonização, interculturalidade crítica, sistemas de classificação de seres vivos, concepções dos professores, formação inicial de professores

Esta pesquisa tem como foco a exposição da perspectiva decolonial presente nas concepções de professores em formação inicial de biologia de duas universidades públicas da cidade de Bogotá, para determinar que visões os alunos têm em relação a outras formas de conhecimento diferentes das epistemologias europeias. A questão central desta pesquisa é a classificação dos seres vivos, por se tratar de uma construção conceitual, o que a torna um exemplo claro da influência cultural na sua formação como conhecimento. Diversas culturas criam diferentes formas de nomear e organizar organismos com base em suas observações, o que nos permite mostrar as diferenças entre as construções tradicionais e ocidentais. O primeiro capítulo apresenta o contexto, objetivos e modalidade de pesquisa, além da trajetória da pesquisadora principal e a introdução teórica dos temas que serão abordados nos capítulos subsequentes. O segundo e terceiro capítulos apresentam as abordagens teóricas e campos relacionados aos temas da descolonização e classificação dos seres vivos, extraídos da leitura e análise de artigos selecionados por meio de buscadores textuais, essas abordagens e campos temáticos serão os principais referenciais teóricos dos capítulos posteriores. No quarto capítulo estão as dimensões, construídas a partir das entrevistas realizadas com três profissionais das áreas da biologia e da educação, que permitiram a construção de um instrumento destinado aos alunos de licenciatura em biologia. O quinto capítulo apresenta as características descritas nas concepções dos professores de biologia em formação inicial, isto por meio da análise das respostas obtidas na amostra populacional que participou por meio do questionário de ponderação múltipla do tipo Likert. O sexto capítulo mostra as conclusões construídas a partir dos capítulos anteriores.

Presidente - 2920919 - BARBARA CARINE SOARES PINHEIRO
Interno(a) - 2086934 - JUAN MANUEL SANCHEZ ARTEAGA